PUBLICIDADE

Denúncias derrubam comandante da PM e Blairo nomeia Campos Filho

PUBLICIDADE

Promessa cumprida. O governador Blairo Maggi havia prometido que iria punir todos os policiais militares acusados de agirem com truculência e de agressão a trabalhadores rurais do assentamento União, na Gleba Suya Missú, da fazenda Borbom, no Araguaia e também com assentamentos em São Felix do Araguaia. E a promessa foi cumprida nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira. O primeiro a ser punido foi o comandante geral da Polícia Militar coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa. O novo comandante geral será o coronel Campos Filho, que vai assumir o cargo na próxima sexta-feira, às 19h.

Junto com o comandante geral da PM foram destituidos de seus cargos a cúpulda PM na Araguaia acusados de participarem do episódio em que os trabalhadores rurais do assentamento União foram agredidos. Os PMs são acusados de cometer ações pistolagem, tortura e favorecer proprietários de terras em conflitos agrários.

O anúncio da mudança no comando geral da Polícia Militar foi feito esta manhã pelo secretário de Justiça e Segurança Pública Carlos Brito, que disse que o governo não poderia ficar omisso com a denúncia apresentada pelos deputados José Carlos do Pátio, Adauto de Freitas e Humberto Bosaipo de denuncias de pistolagens e maus tratos dos policias com assentados na região do Araguaia.

“Não podíamos aceitar que coisas como estas continuassem a acontecer em Mato Grosso. Polícia tem de agir com respeito e dignidade. A polícia tinha de entrar nos assentamentos apenas para retirar armas e não para agredir assentados. Levamos o caso ao governador, após recebermos as denúncias dos deputados e dos próprios assentados. O governador resolveu mudar toda a cúpula da PM”, disse em coletiva o secretário Carlos Brito.

O secretário disse também que ainda não recebeu nenhum relatório da Polícia Federal incriminando a alta cúpula da Polícia Militar. Mas assegurou que tão logo este relatório chegue a suas mãos será encaminhado ao Ministério Público para as devidas providências.

Brito esclareceu ainda que todos os cargos de confiança são do governador e que Maggi agiu com determinação ao resolver mudar o comando da Polícia Militar. Disse ter certeza que o coronel Campos Filho, que assume na sexta-feira às 19h terá condições de realizar um excelente trabalho. “O coronel Campos Filhos sempre mostrou ser um homem de frente, acostumado a lidar com a tropa. Tem carisma e dará uma novo sentido para a Polícia Militar”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE