PUBLICIDADE

DEM pretende acionar juiz eleitoral por demora em processo

PUBLICIDADE

A equipe jurídica do Democratas (DEM) avalia ingressar com uma representação contra o juiz da 58ª Zona Eleitoral, Otávio Vinícios Affi Peixoto. O motivo é a não quebra do sigilo fiscal e bancário do prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), investigado por suposto abuso de poder econômico e compra de votos durante a eleição de 2012.

A afirmação é do senador Jayme Campos (DEM). “Não sei se vai ser via Corregedoria do Tribunal de Justiça ou tomar providências junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, explica.

A possível representação deve ter como embasamento a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que indeferiu em julho um dos últimos recursos possíveis de Walace sobre o caso. O entendimento do DEM é que o acórdão retomou a validade de uma sentença de primeira instância que já autorizava a quebra dos sigilos. Além disso, a decisão foi mantida pela Corte na semana passada, durante a apreciação de uma nova apelação do peemedebista.

O advogado de Walace, José do Patrocínio, por sua vez, sustenta que o TRE, na verdade, apenas determinou que o juiz de primeiro grau atualmente responsável pelo processo tome as decisões que julgar necessárias para o prosseguimento da investigação. A alegação é a mesma usada pelo próprio magistrado em um despacho do dia 29 de setembro, no qual ele rejeitou a exposição dos dados fiscais e bancários do prefeito destacando que somente ele próprio poderia julgar o acréscimo de novas provas aos autos.

A ação em que Walace é acusado de abuso de poder econômico e compra de votos foi proposta pelo DEM que, em 2012, lançou Lucimar Campos, esposa de Jayme, ao cargo de prefeita de Várzea Grande. Caso o peemedebista seja cassado, ela poderá assumir o comando do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE