PUBLICIDADE

DEM lidera ranking de filiados em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Levantamento realizado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma a liderança do DEM em Mato Grosso sobre outros partidos, em relação ao número de filiados, com 65.536. O PMDB ocupa o segundo lugar no ranking, com 50.360 integrantes, seguido do PPS, com 40.766 adeptos. A militância das agremiações é um dos indtrumentos utilizados pelos líderes políticos para fechamento de composições. Mas o fator preponderante, continua sendo "os nomes" a serem postos na mesa das negociações para as eleições de 2014, como acentua o analista político João Edisom.

"O número de filiados ajuda, mas não deverá pesar para a formação das alianças. O mais importante é o candidato, se agrega força política. E também é preciso observar que nem sempre o número de filiados corresponde à militância", pontua.

Seguindo essa ótica, João Edisom destaca "problemas" a serem atravessados pelo recém criado Pros, presidido no Estado pelo deputado federal Valtenir Pereira. "O Valtenir tem lastro de votos, por isso terá mais chance de reeleição, e quem selar aliança com ele pode ficar sem a cadeira de deputado federal. Fica mais difícil". O Pros aparece junto ao TSE com apenas 253 filiados no Estado.

Os dados do TSE, sobre quantidade de filiados, estão sob análise documental e poderão sofrer alterações. Mesmo assim, dirigentes partidários confiam nesse fator como item essencial no processo de discussão sobre composições. Principal líder do DEM, o senador Jayme Campos acredita que o quadro de filiados contribui para bons resultados no pleito do próximo ano. "O Democratas vem ao longo dos anos lutando para construir um programa de governo com apoio da população.

Ter esse número de militantes nos deixa confiantes, porque o partido trabalha ouvindo as bases. São esses filiados que podem representar muito para a construção de políticas públicas mais eficazes", disse.

Na tabela de filiados, o Solidariedade, partido que também foi fundado em setembro deste ano, conta com 375 militantes. O partido está sob o comando do deputado Adalto de Freitas.

Um fator de destaque se dá em torno da quantidade de filiados do PPS, que ocupa o quarto lugar da lista, com 40.766. O número se sobressai ao quadro do PR, com 37.720. O PPS de Percival Muniz elegeu e reelegeu Blairo Maggi para o Governo, nos pleitos de 2002 e 2006. No início de 2007, o antigo PL e o extinto Prona se uniram, dando lugar ao PR. Maggi deixou o PPS para se tornar republicano, gerando no período desfiliação em massa no PPS, que demonstra força suficiente para resistir as intempéries das "estratégias" políticas.

O DEM se prepara para reeleger Jayme Campos, impulsionado por pesquisas incentivadoras. A sigla está, junto com o PSDB e o PTB, em via de entendimentos com o grupo liderado pelo PDT, integrado ainda pelo PPS, PSB e PV, denominado de Movimento Mato Grosso Muito Mais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE