O Partido dos Democratas (DEM) dos senadores Jaime Campos e Jonas Pinheiro continua sendo a maior agremiação em número de filiados em Mato Grosso, seguido pelo PPS, apesar da debandada do governador Blairo Maggi e do seu grupo para o novo Partido da República.
Dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostram que o DEM herdou os filiados do extinto PFL e tem 37 mil filiados, ou seja, 7 mil a mais que a segunda maior legenda, o PPS, presidido atualmente pelo deputado Percival Muniz. Apesar da legenda socialista, na prática, ter se esfacelado com a desfiliação em massa da turma da botina, nem todos os que saíram oficializaram à Justiça Eleitoral a mudança partidária.
Os números mostram que, apesar do PPS não ser declaradamente base de apoio a Maggi, continua com muitas pessoas ligadas ao governo, prefeitos e vereadores alinhados com o Palácio Paiaguás. O tradicional PMDB, comandado há mais de uma década pelo ex-senador e hoje deputado federal Carlos Bezerra, continua no ranking de maiores filiações. Tem mais de 28 mil filiados, segundo o TRE. O PSDB tem 24,9 mil.