PUBLICIDADE

Novo presidente do TRE Mato Grosso será eleito 3ª após TSE anular eleição

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso informou que a eleição para a nova presidência do Tribunal Regional Eleitoral será em sessão plenária, na próxima terça-feira, às 9h. Ontem, durante sessão administrativa, o Tribunal Superior Eleitoral determinou, por unanimidade, que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realize novas eleições para os cargos de presidente e vice-presidente do Regional. Os ministros anularam a eleição que, no último dia 29, elegeu o desembargador Marcos Henrique Machado para ocupar a presidência no biênio 2025/27.

Ao votar no processo administrativo, a relatora no TSE, ministra Isabel Gallotti, ressaltou que a desembargadora Serly Marcondes Alves, que havia sido reconduzida pelo Plenário do TRE ao cargo de vice-presidente e corregedora regional, somente está apta a concorrer à eleição para a presidência do regional. A ministra destacou que as normas legais impedem tanto a recondução quanto a reeleição de presidente e vice-presidente de Tribunal Eleitoral para o mesmo cargo. “Ou seja, o único cargo para o qual a requerente está apta a concorrer na referida eleição é o de presidente do TRE”.

A desembargadora Serly Marcondes é a autora da petição perante o TSE para que haja uma nova eleição para a presidência do TRE mato-grossense. Ela recusou ser reconduzida, mes passado, ao cargo de vice-presidente do regional, alegando que tanto a recondução quanto a reeleição para o posto eram ilegais.

Em outro trecho do voto, a ministra Isabel Gallotti enfatizou que regras da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), combinadas com a Constituição Federal, reforçam o necessário e salutar rodízio de dirigentes (presidente e vice-presidente) que deve haver nos tribunais eleitorais. O artigo 102 da Loman proíbe expressamente a reeleição desses dirigentes para a mesma função.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carla Zambelli renuncia mandato de deputada após STF manter cassação

A Câmara dos Deputados informou, hoje, que a deputada Carla...

Nova Mutum estima economia de R$ 24 milhões em licitações no ano

A economia total em licitações neste ano atingiu R$...
PUBLICIDADE