O prefeito Asiel Bezerra (PMDB) decretou, ontem, no final da tarde, situação de emergência. Uma equipe da Defesa Civil identificou pelo menos 20 pontos de "estrangulamento" em estradas, com atoleiros e pontos críticos, devido ao excesso de chuvas dos últimos dias. A prefeitura ainda está calculando qual o montante necessário para as obras emergenciais.
O secretário de Comunicação Erasmo de Freitas, informou, ao Só Notícias, que se continuar chovendo, pelo menos mais 18 pontos da área rural podem ser atingidos. Segundo ele, a secretaria de Infraestrutura está dividida em cinco frentes de trabalho, dando assistência noite e dia, inclusive em finais de semana e feriados, para não deixar nenhuma comunidade isolada.
A preocupação também é dar condições para o escoamento da produção de grãos, transporte de gado e de leite in natura. Com estado de emergência, a prefeitura poderá contratar serviços emergenciais, sem licitação (o que leva várias semanas) para recuperar pontes e estradas, por exemplo. Diversas cidades na região como Itaúba, Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte, Sorriso e Nova Mutum decretaram situação de emergência devido as chuvas fortes que causaram problemas semelhantes.