quinta-feira, 12/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Decisão de ministro do TSE pode beneficiar Nilson Leitão

PUBLICIDADE

Decisão do ministro Marco Aurélio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderá beneficiar o ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), que tenta conseguir vaga na Câmara dos Deputados, com base no adiamento da aplicação da Ficha Limpa. O ministro acatou recurso de 8 candidatos que haviam sido barrados depois de condenações por órgãos colegiados. Com isso, eles terão os registro de candidatura validados, assim como os votos deles obtidos depois de disputar a eleição na condição de “sub judice”. O mesmo ocorreu com Willian Dias (PTB), que pertence à coligação de Nilson Leitão e poderá garantir a vaga ao aliado com os 2.098 votos por causa da votação do grupo diante do quociente eleitoral (cálculo usado para saber quem são os eleitos no sistema proporcional).

A decisão de Marco Aurélio foi proferida nessa sexta-feira (02) e beneficiou os candidatos Liberato Rocha Caldeira (PP), Fábio Bello (PMDB), José Tomaz da Silva (PHS), Luiz Tenório de Melo (PTB), Paulo Henrique Abreu de Oliveira (PC do B), Manoel Adail Amaral Pinheiro (PRB), Coriolano Sousa Sales (PMDB) e Alípio Monteiro Filho (PSDB).

O entendimento do ministro já vem animando aliados de Leitão porque o processo em que Willian Dias pede a validação dos votos já foi devolvido ao TSE pelo Supremo Tribunal FEderal (STF), que adiou a aplicação da Lei da Ficha Limpa a partir da eleição de 2012. “A Justiça só está decidindo o que já era meu direito”, afirma o ex-prefeito de Sinop.

Se Nilson entrar, Ságuas Moraes (PT) pode perder a vaga devido a mudança no coeficiente eleitoral.

 

(Atualizada às 10:21h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE