Começa amanhã as discussões sobre o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado, com seminários técnicos e audiência pública na programação. Os encontros vão até sábado, no Centro de Tradições Gaúchas, reunindo lideranças políticas, do agronegócio, empresariais e de outros segmentos de Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Novo Mundo, Matupá, Paranaíta e Peixoto de Azevedo.
De acordo com assessoria, um dos principais assuntos que deve ser discutido é a proposta dos municípios de que a região seja inserida na categoria 1 do projeto de lei, que institui a política de planejamento e ordamento territorial do Estado, onde aponta que a pecuária é uma das economias consolidadas e permanentes. Atualmente, encontra-se na categoria 2, que classifica as áreas que querem readequação dos sistemas de manejo.
A abertura está prevista para às 9h, pelo presidente da comissão especial da comissão de zoneamento deputado Dilceu Dal”Bosco e será exposto o projeto de zoneamento pela equipe técnica da Seplan/Sema. Em seguida serão feitas as apresentações da metodologia de trabalho, divisão do cadastramento dos grupos, trabalho em grupos. Na sexta-feira, continuam os seminários técnicos a partir das 8h, e elaboração dos trabalhos.
No último dia será realizada a audiência pública, com abertura prevista para às 9h, com espaço para apresentação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos e, espaço para fala de participantes.