PUBLICIDADE

Cuiabá sedia última reunião do ano do Parlamento Amazônico

PUBLICIDADE

 O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), confirmou para, amanhã, às 10h, a 9ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico que acontece no Plenário Deputado Renê Barbour. Tráfico humano na Amazônia e manejo e exploração sustentável do jacaré na Amazônia são alguns dos temas que serão discutidos. Também estão previstas visitas aos matadores de jacaré.  

Na programação da manhã do plenário, duas palestras: a primeira, terá o tema “O manejo e Exploração Sustentável do Jacaré na Amazônia” e será  proferida por João Bosco Rodrigues,  Vereador do Município de Itacoatiara no Amazonas. A segunda palestra “Tráfico Humano na Amazônia” será ministrada por Heitor Andrade de Macedo Filho, deputado Estadual do Acre.

Está será a última reunião do ano do Parlamento Amazônico. Até o momento, já confirmaram presenças o deputado estadual Bosco Saraiva (AM), Carlos Alberto (AM), Adjunto Afonso (AM), Lenir Rodrigues (RR), Dirceu Catem (PA), Gabriel Picanço (RR),  Aélcio da TV (RO), Juracy Moreira( RO), Léo Moraes (RO), Ribamar Araújo (RO), Heitor Júnior (AC), vereadora Cheia Moreira e Bosco Rodrigues (Itacoatiara/AM).

Por meio de sua assessoria, o presidente do Parlamento Amazônico, Sinésio Campos (PT-AM), informou que um convite foi formalizado ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP-MT), para tratar sobre os investimentos do setor primário na Amazônia. “O ministro é um profundo conhecedor desta realidade, sabe muito bem a importância de tratar essa questão”, disse o parlamentar amazonense.

Outros convidados para o evento, segundo Sinésio, foram o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, para discorrer sobre as possíveis mudanças na legislação eleitoral para o próximo pleito, e o presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana, para falar, dentre outros temas, do manejo de jacarés e piscicultura sustentável. Os três ainda não confirmaram presença.

Sinésio aponta que o Parlamento vem cumprindo o objetivo de realizar conquistas para os estados. “ Nós já obtivemos várias realizações positivas. Só entre 2015 e 2016 já aconteceram 8 reuniões produtivas nos estados de Roraima, Amapá, Maranhão, Acre, Tocantins, Rondônia, Pará e Amazonas e vamos finalizar o ano em Mato Grosso”.

Sobre o debate a cerca do manejo do Jacaré, Sinésio Campos informou que  “um grupo de trabalho foi formado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas no qual estudamos todas as maneiras de poder realizar um manejo tanto no interior, como na capital do estado. Agora queremos ganhar mais força com a ajuda do Parlamento Amazônico, pois precisamos fazer esse manejo dar certo”, explicou.

O Parlamento Amazônico congrega os 252 deputados estaduais dos nove estados da Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. Os deputados reúnem-se regularmente, sempre em uma capital amazônica, e discutem soluções para problemas enfrentados pelos mais de 27 milhões de amazônidas.

O deputado Sinésio Campos avalia o Parlamento Amazônico como uma forma de os deputados unidos buscarem melhores condições para os seus respectivos estados. “A função do Parlamento Amazônico é buscar soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico para melhorar a vida do amazônida”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE