Os vereadores debatem na próxima segunda-feira (9), a quantia prevista da Lei Orçamentária Anual (LOA) para Cuiabá no próximo ano. São estimados R$ 2 bilhões, um aditivo de R$ 100 milhões em relação ao ano passado. Segundo o presidente da Comissão de Finanças, Oséas Machado (PSC), a expectativa é de que após a discussão, onde a população pode participar, os legisladores recebam as emendas dos parlamentares, façam as adequações e levem para votação ainda durante a próxima semana.
A nova eleição para presidência da Câmara dos Vereadores foi proposta depois de pedido de afastamento de João Emanuel (PSD), acusado de participar de esquema de desvio de dinheiro público por meio de fraudes em licitações da Casa de Leis.
Emanuel foi alvo de investigação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que apreendeu documentos, vídeos e outros materiais que comprometem o parlamentar. Em um vídeo, ele aparece chamando os vereadores de "artistas", insinuando que divide dinheiro desviado de contratos e serviços da Câmara com os colegas.
Ontem, o vereador Júlio Pinheiro (PTB), foi eleito novo presidente da Casa, com 15 votos a favor. Ele ocupou o cargo no biênio 2011-2012 e deve permanecer até dezembro de 2014 no cargo.