PUBLICIDADE

Cuiabá: Mendes encomenda projeto para construir nova sede da prefeitura

PUBLICIDADE

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), está mesmo decidido a investir milhões na construção de um novo prédio para abrigar estrutura da prefeitura da capital e todas as secretarias municipais, tanto que publicou, na semana passada, um termo de autorização para que uma empresa realize os estudos e projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo, de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica para a construção, operação e manutenção do novo Centro Administrativo do Município. O prazo para a entrega do estudo e projetos é 29 de julho próximo.

A soma da expectativa construtiva, para abrigar todos os órgãos municipais a serem sediados no empreendimento, é o equivalente a 25 mil metros quadrados, que poderão ser concebidos em área privada ou na área pública indicada no edital. A área em questão está situada no bairro Ribeirão do Lipa. Conforme a publicação, os pilares do projeto são: melhoria e modernização da infraestrutura de trabalho; redução dos custos fixos atuais, maior integração e sinergia dos órgãos, melhoria da logística interna e externa e dinamização da economia local da região do entorno e incentivo para desenvolvimento do centro antigo, poligonal onde o centro administrativo será implantado.

Para justificar a necessidade de gastar milhões na construção de novas edificações para abrigar o centro administrativo do município, o prefeito Mauro Mendes destaca que a atual estrutura que comporta a Prefeitura, no Centro Histórico de Cuiabá, na Praça Alencastro, foi construída há mais 50 anos. Pontua que as melhorias decorrentes deste projeto devem produzir resultados imediatos, mas sustentados ao longo do tempo. De acordo com Mendes, a concentração de todos os órgãos municipais e serviços vão resultar em economia para os cofres públicos e otimizar tempo tanto dos servidores quanto dos usuários que gastam mais tempo no trânsito, com gasolina e outros no deslocamento até a prefeitura e as secretárias municipais que hoje funcionam em locais diferentes.

“O município vivencia um momento de contingenciamento e austeridade financeira. Convive-se ainda com deficiências na gestão de recursos, na mobilidade urbana, na prestação de serviços, dentre outros. Na atual conjunta política e social vivenciada pelo país, os cidadãos exigem, com razão, melhoria na prestação dos serviços públicos, de modo que, para alcançar esta exigência constitucional e social, faz-se urgente a radical mudança da estrutura física da Prefeitura Municipal, garantindo aos servidores e aos munícipes ambiente capaz de atender a todas as demandas relacionadas à administração e à promoção de interação com a sociedade”, diz trecho da justificativa constante no termo de autorização publicado no dia 30 de abril no Diário de Contas do Município.

Destaca ainda que hoje, os órgãos e entidades estão distribuídos em diversas áreas da cidade, gerando consequências negativas, como a falta de agilidade e os elevados custos administrativos como os gastos com combustível, locação de veículos, energia, aluguel de imóveis, água e telefonia são reflexos deste sistema ineficiente. “Além disso, a convergência das facilidades com a existência de auditórios, restaurantes, agências bancárias, caixas eletrônicos, lotéricas, áreas de convivência, salas de treinamento, biblioteca, e acesso inteligente e independente aos estacionamentos, tanto para visitantes, quanto para servidores, vai importar em um menor tempo de deslocamento e em aumento de produtividade do quadro funcional”.

O documento elenca que uma nova sede administrativa e política só trará vantagens para os usuários. “Sem a celeridade dos processos, o município sofre com a falta de otimização na execução e na resposta à demanda da população. Com o advento das novas tecnologias, a nossa capital necessita de soluções que lhe proporcione desenvolvimento, traduzindo-se em eficácia na prestação dos serviços públicos. Uma das formas de reestruturar a administração municipal é a concepção de um centro administrativo que englobe e unifique as sedes dos órgãos e entidades correspondentes, bem como disponibilize à população, de forma fácil e rápida, todos os serviços prestados pela Prefeitura de Cuiabá”.

Ainda não há previsão para o início da construção. “A criação desse equipamento público é um objetivo desafiador e passa pela inserção de ferramentas que intensifiquem a qualidade e a modernidade da administração de forma planejada e estratégica. Além disso, faz-se necessário ofertar ao servidor público condições de trabalho e ambiente de integração para sua ação motivada, concentrando forças para obtenção de resultados imediatos e, sobretudo, para implantação de uma nova cultura de governo que se transforme num símbolo da cidade e da Moderna Gestão Administrativa”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT reunirá gestores de aeroportos em Sorriso para tratar de investimentos e segurança

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) realiza,...

Câmara de Sorriso aprova convocação de secretário de Saúde

Os vereadores aprovaram, hoje, requerimento para que o secretário...
PUBLICIDADE