Depois de retornar de seu primeiro pedido de férias, desde 28 de dezembro, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), reassume hoje o comando do Executivo da capital com um desafio que ele já teve a oportunidade enfrentar: o aumento da tarifa de ônibus.
Caberá a ele sancionar o valor homologado pelo Conselho Municipal de Transportes, que elevou para R$ 3,10 o valor da tarifa e já tem gerado protesto por parte dos usuários. Boa parte da primeira metade de seu mandato foi dedicada ao tema e ele foi o primeiro prefeito, em junho de 2013, a reduzir o valor das passagens em meio às manifestações que tomaram conta de todo o país.
Contudo, ele inicia a metade final de sua gestão com certa tranquilidade para começar a dar forma a seus projetos para o município. Uma de suas principais metas para 2015 é a Regularização Fundiária.
Durante sua ausência, Mendes foi substituído inicialmente pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), que passou o comando da prefeitura ao procurador-geral do Município, Rogério Gallo.
Enquanto o petebista demonstrou uma atuação calma, longe de grandes polêmicas, como no passado, em seus dez dias de gestão Gallo tratou de arrumar a casa para Mendes. “Embora tenha sido um período curto, foi bastante produtivo”, resumiu o procurador, que teve a oportunidade de comandar a Prefeitura pela segunda vez.
Com um pouco mais de uma semana à frente do Executivo, ele foi responsável pela edição dos decretos que efetivaram a reforma administrativa planejada pelo prefeito no fim do ano passado e já deu início à nomeação dos servidores exonerados; editou o decreto da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que ele julga ser uma das mais importantes no ordenamento municipal e iniciou o processo de regularização de fundiária com a entrega de títulos às famílias residentes no distrito de Nossa Senhora da Guia. O processo, que deve ser concluído até junho deste ano, deverá contemplar 416 lotes no local que tem um histórico de ocupações.
Também deixou pronta para entrar em funcionamento a Empresa Cuiabana de Saúde, que será responsável pela administração do Hospital São Benedito de Cuiabá.
Mendes, que retornou a Cuiabá no início da semana passada, já esteve reunido com o governador Pedro Taques (PDT) e deve anunciar, nos próximos dias, os nomes que serão indicados para a diretoria da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Amaes).