sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Cuiabá: Lúdio abre 2º turno com 47% e Mauro 41% nas intenções de votos

PUBLICIDADE

O médico Lúdio Cabral, candidato do PT à Prefeitura de Cuiabá, aparece com 6 pontos percentuais de vantagem sobre o empresário, Mauro Mendes (PSB), na primeira rodada de pesquisa Gazeta Dados sobre a disputa para o 2º turno. Enquanto o petista lidera com 47% das intenções de voto estimulado, o socialista obteve 41%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento aponta que 9% do eleitorado ainda não sabe para quem dará o voto no próximo dia 28, data em que acontece o 2º turno. Na amostra estimulada, quando aos entrevistados são apresentados os nomes dos 2 candidatos, brancos e nulos somam 3%. Foram ouvidas pelo instituto 800 pessoas, neste domingo (14), a exatos 7 dias após a votação em 1º turno.

Pesquisa, registrada sob o número 00672/2012 na Justiça Eleitoral, é a primeira de uma série que o Gazeta Dados fará mostrando o desempenho de Lúdio e Mauro nesta nova etapa quando a eleição fica “zerada”. Ou seja, para sagrar-se vencedor basta ter 1 voto a mais que o adversário. No 1º turno, Mendes terminou em vantagem com 43,96% dos votos válidos, enquanto Cabral obteve 42,27%.

Agora para a conquista de votos e garantir assento na principal cadeira do Palácio Alencastro, o período de campanha é reduzido. Mas no horário eleitoral gratuito, iniciado no sábado (13), os candidatos terão mais tempo. São 20 minutos diários para cada um, divididos em 2 blocos, tanto no rádio como na TV.

No resultado do voto espontâneo, quando o entrevistado diz sem qualquer espécie de indução o nome do candidato de sua preferência, Lúdio Cabral repete o desempenho, impondo iguais 6 pontos de dianteira sobre Mauro Mendes. O petista surge com 46% das intenções de votos e o socialista, 40%. Em relação à somatória de brancos e nulos, o percentual repete os 3%, entretanto o total de indecisos sobe para 11%, 2 pontos a mais.

Na dança dos números, o Gazeta Dados ainda questionou os entrevistados sobre em quem não votariam. Mauro possui o maior percentual de rejeição, com 41%. Já Lúdio está 7 pontos atrás com 34%. Indecisos atingem 21% e, 4%, não indicariam nenhum deles neste quesito.

Para alcançar um índice bastante próximo do sentimento dos eleitores cuiabanos, o Instituto esteve em 255 bairros, divididos em 4 regiões da Capital. No detalhamento do voto estimulado, constata-se que o petista tem maior penetração na região Oeste de Cuiabá, onde atinge 52%. Nos bairros ao Sul, são 48% de preferência, seguido pela parte Leste com 45% e, 42% no Norte.

Mauro atinge maior percentual de aceitação na região Norte, obtendo 44%. Na parte Leste, totaliza 42% e, no Sul e Oeste, 39%, cada.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE