domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Cuiabá: Leonardo Oliveira é escolhido líder do prefeito na câmara

PUBLICIDADE

Assim como seu antecessor, o ex-prefeito Chico Galindo (PTB), o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), não terá um membro de seu partido, que tem a segunda maior bancada do Legislativo Municipal, como líder do Executivo na câmara. A função será exercida pelos vereadores Leonardo de Oliveira (PTB), como líder, e Chico 2000 (PR), vice-líder.

A definição foi feita pelo secretário municipal de Governo, Fábio Garcia. De acordo com Mendes, foram feitas algumas sondagens e o gestor lhe apresentou algumas opções para a escolha. "Como trata-se de um cargo de confiança, aprovei alguns dos nomes, mas a definição ficou sob a responsabilidade dele", explicou.

O prefeito ainda ponderou que para a escolha do líder, foi levada em consideração a necessidade de se ter alguém com um perfil articulador e que tenha boa aceitação entre os vereadores. "Leonardo representa a maior bancada da câmara e o Chico tem uma grande experiência que vai nos ajudar muito", afirmou o secretário.

Sobrinho do ex-governador Dante de Oliveira, Leonardo deixou o PSDB no final de 2011 para se filiar ao PTB. Eleito como suplente na legislatura passada, chegou a exercer o mandato de vereador, mas passou a maior parte dos últimos anos atuando como secretário municipal ou diretor das secretarias de Infraestrutura e, posteriormente, da de Obras Públicas, tanto na gestão Galindo, como na de Wilson Santos (PSDB).

A bancada do PTB tem quatro parlamentares. Dentre eles, somente o vereador Clovito Hugueney integrou o grupo de oposição a Mendes durante as eleições. O parlamentar reeleito também faz parte da Mesa Diretora da Casa, presidida pelo oposicionista João Emanuel Moreira Lima (PSD).

Único republicano na câmara, Chico 2000 está em seu segundo mandato e, como presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) na legislatura passada, foi o relator do orçamento municipal nos últimos dois anos.

O anúncio foi feito no final da tarde de ontem. Mendes participou da sessão solene de instalação da 18ª legislatura pela manhã, mas manteve mistério sobre o nome do escolhido. Durante o evento, ele ressaltou a importância de que prefeitura e câmara trabalhem juntas em prol de Cuiabá.

Um dos desafios que pretende enfrentar em conjunto com os parlamentares é a ineficiência na gestão pública. "Quero, em primeira mão, discutir com os vereadores o condão do choque de gestão que iremos fazer".

Com o líder definido, a câmara realiza na sessão de hoje (5), a primeira da nova legislatura, a instalação das comissões permanentes. Ao todo, são dez grupos, que devem ser presididos e compostos, em sua maioria, pelos 14 vereadores que apoiaram a eleição da atual Mesa Diretora, tidos como da base de oposição ao prefeito.

A mais disputada é a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que terá o vereador Faissal Calil (PSB) como presidente, Domingos Sávio (PMDB) na vice-presidência e Clovito como membro.

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social ficará sob o comando do vereador Ricardo Saad (PMDB). Allan Kardec (PT) presidirá a comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Turismo e Desporto e o vereador Oséas Machado (PSC) assume o comando da CFAEO. Vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Onofre Júnior (PSB) será o presidente da comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pivetta diz em entrega de escola que objetivo é que educação de MT seja uma das 5 melhores do país

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) declarou que a educação...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE