O Ministério Público acaba de informar que está sendo feita, neste momento, a 2ª fase da Operação Imperador, com equipes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) sequestrando bens dos envolvidos no desvio de aproximadamente R$ 62 milhões da Assembleia Legislativa. A primeira fase foi realizada, em fevereiro, e resultou na prisão do ex-deputado José Riva (PSD), que presidiu a legislatura passada, quando teriam ocorrido as fraudes. Cerca de 110 imóveis (urbanos e rurais) e 31 veículos estão sendo apreendidos.
Também se encontra sendo executado um mandado de busca e apreensão em um apartamento de alto luxo, localizado na avenida Atlântica, no Rio de Janeiro. A deputada Janaina Riva, filha do ex-deputado, divulgou nota informando que o apartamento pertence a ela e seus irmãos.
Um avião, de outro acusado, denunciado nas reiteradas práticas criminosas de crimes de peculatos, também foi apreendido. Na semana passada, o Ministério Público apontou que foi apreendida aeronave do ex-deputado (que está há mais de 100 dias na cadeia).
Além dele são investigados donos de empresas que venderam formulários e material de expediente para a Assembleia e que estaria envolvidos em esquema fraudulento para desviar recursos públicos.
(Atualizada às 14:04hs)