Cuiabá foi a capital que teve o maior índice de crescimento de investimentos este ano, segundo dados divulgados pelo Tesouro Nacional e publicado pelo jornal O Globo. Enquanto muitas capitais tiveram retração em seus investimentos, a capital mato-grossense investiu R$ 101,09 milhões e teve um crescimento de 197,35% em relação ao ano passado.
O crescimento só foi possível com as medidas administrativas tomadas pelo prefeito Mauro Mendes para conseguir enfrentar a crise econômica. A primeira foi a reforma administrativa, com corte de pessoal e de despesas de custeio por meio da fusão de secretarias municipais, que passaram de 24 para 17. O objetivo foi garantir uma economia de até R$ 15 milhões anuais nas contas do Executivo.
Além disso, foram feitos cortes de despesas e serviços não essenciais; redução de linhas telefônicas e da frota de veículos, inclusive dos que atendiam os secretários; fechamento do escritório de representação da prefeitura em Brasília e corte de pessoal comissionado e contratado.
Essas medidas já garantiram que a prefeitura entregasse à população o Hospital São Benedito, especializado em cirurgias de média e alta complexidades, que já realizou aproximadamente 1,3 mil cirurgias ortopédicas e neurológicas, bem como a revitalização do Parque Tia Nair. Foram entregues também 250 quilômetros de recapeamento e 200 quilômetros de asfalto novo por meio do Programa Novos Caminhos, além de vários centros municipais de educação infantil (CMEIs) e escolas municipais.
Segundo o prefeito Mauro Mendes, a eficiência e a qualificação dos gastos públicos também vão garantir a melhor otimização do recurso para que o município possa dar continuidade aos investimentos prioritários da administração municipal, no próximo ano. "Cuiabá supera a crise com eficiência e honestidade, fazendo o dinheiro público render e produzir melhorias para a população".
Dentre as obras garantidas para 2016 estão as do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal, do Parque das Águas, da revitalização da orla do Porto (Porto-Cuiabá), de novas Unidades de Pronto Atendimento e a finalização do Programa Novos Caminhos, que tem a meta de completar o asfaltamento de 300 quilômetros de ruas na cidade até ano que vem.
Serão inauguradas ainda sete creches e cinco escolas, além de outras oito escolas reformadas e várias outras obras que vão melhorar a vida da população.
Conforme os dados do Tesouro Nacional, Cuiabá segue à frente de Porto Velho (RO) que teve crescimento de 156,22% nos investimentos, Goiânia (GO), com crescimento de 133,81%, São Luís (MA), que teve 113,28% e Rio de Janeiro (RJ), com 74,6%.
Já as capitais que mais reduziram investimentos foram Natal (RN), com 89,7% de redução, Curitiba (PR), com 63%, e Vitória (ES), que retraiu 46%. Ao todo, foram 14 das 22 capitais que apresentaram investimentos inferiores aos do ano passado.