O 7º relatório Técnico Extraordinário referente ao andamento das obras da Copa do Mundo foi apresentado, esta tarde, pelo conselheiro Antônio Joaquim, relator da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). A auditoria realizada pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do Tribunal de Contas de Mato Grosso refere-se a análise de 26 contratos até o dia 31 de julho, no valor total de R$ 1,8 bilhão, incluindo as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que está com 37% das obras em andamento.
Das 26 obras analisadas, seis já foram concluídas. Uma não apresenta atraso, oito apresentaram atraso de até 60 dias, sete apresentaram atrasos entre 60 e 180 dias e quatro apresentaram atraso superior a 180 dias. Dentre as obras apontadas como a de maior atraso estão a construção da Trincheira Jurumirim, que alcançou apenas 57,09% de execução, a implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, e a construção do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari.
Nesta última obra, o relatório apontou que apenas 17,48% das obras foram concluídas, quando o esperado era de 74,97%. "O que se nota é que não houveram muitos avanços e nem atrasos extraordinários, mas é preciso ressaltar que as auditorias referem-se até 31 de julho", disse o relator, por meio da assessoria de imprensa. O relatório será encaminhado para a Assembleia Legislativa e ao governador Silval Barbosa. Foi determinado ao gestor da Secopa, Maurício Guimarães, que informe as providencias que estão sendo tomadas para compensar os atrasos constatados.
Foram vistoriadas obras do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, do Aeroporto Marechal Rondon, da implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo, das obras dos dois viadutos, quatro trincheiras e três pontes, além de duplicações, restaurações e pavimentações de vias públicas.
O conselheiro anunciou que neste último documento não foi incluída a analise físico-financeiro da Arena Pantanal. Neste caso, estará sendo feita uma auditoria in loco que será divulgada com dados atualizados sobre o andamento das obras da Arena. O relatório será apresentado no dia 16 de setembro.
Foi anunciado ainda que serão emitidos dois relatórios até o final deste ano. O próximo relatório mostrará a situação das obras até 30 de setembro e será divulgado no dia 14 de outubro. Já o último descreverá o andamento das obras até 30 novembro e será disponibilizado no dia 16 de dezembro. "É importante enfatizar que para cumprir os novos prazos acima elencados, será fundamental que a Secopa honre com a sua obrigação de prestar todas as informações tempestivamente", diz o relatório.
Antônio Joaquim disse que no penúltimo relatório já se terá uma análise mais aprofundada a respeito da implantação do VLT.