PUBLICIDADE

Cuiabá: 60 prefeitos são orientados pelo TCE sobre transição de governos

PUBLICIDADE

Começou agora há pouco o evento “Boas práticas para transição de governo nos municípios”, que vati até amanhã, na capital. 60 prefeitos eleitos participam. O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, lançou o Guia de Implementação da Lei de Acesso à Informação e criação das Ouvidorias dos Municípios. Durante os dias 7 e 8/11 o TCE-MT em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios( AMM) vai orientar e capacitar os atuais e novos prefeitos sobre as atividades administrativas que garantem a continuidade dos serviços públicos prestados à sociedade.Mato Grosso elegeu na eleição municipal, 101 novos prefeitos.

Novelli discorreu sobre o histórico recente de diminuição nas verbas para os municípios. “Desse modo, com recursos escassos de um lado e uma demanda ilimitada de outro, é necessário trabalhar com planejamento tendo em foco resultados práticos”, disse. Segundo o presidente do TCE, os gestores devem estar atentos para os indicadores sociais, uma vez que “de nada adianta aplicar os percentuais de educação e saúde se os indicadores sociais estão baixos”.

Novelli ressaltou ainda a importância do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que envolve o apoio ao planejamento estratégico, incentivo ao acesso à informação, orientação por meio de cursos presenciais e a distância, controle gerencial utilizando o sistema Geo-Obras e por fim, a modernização institucional. “Com este programa o Tribunal de Contas reforça sua função orientadora”, afirmou.

Cuiabá foi a primeira prefeitura a fazer o Planejamento Estratégico com a orientação do TCE. “Assim, o novo gestor que vai assumir em 2013 já terá o plano estratégico de longo prazo a cumprir”, explicou Novelli. Para o prefeito Francisco Galindo, a equipe de transição do futuro prefeito, Mauro Mendes, que também esteve presente no evento, já assume suas funções nesta tarde ” tendo uma radiografia da situação da prefeitura. E foi com a colaboração do TCE que desenvolvemos o planejamento estratégico que irá colaborar com o início da nova gestão”, disse o prefeito.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto inclui parque em Mato Grosso em programa de desestatização

Um projeto de decreto legislativo, do deputado Junio Amaral...

Justiça eleitoral cria quatro novos locais de votação em Nova Mutum

A Justiça Eleitoral confirmou a criação de quatro novos...
PUBLICIDADE