Fazendo valer da sua superioridade técnica, o Cruzeiro mostrou futebol suficiente para golear o Vitória-BA por 4 a 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão. Os gols foram marcados por Élber, três vezes, e Gil. Com o resultado, a Raposa passou para as quartas-de-final da Copa do Brasil, mantendo o sonho de conquistar a Tríplice Coroa pela segunda vez na sua história. Agora, o time mineiro vai encarar o Fluminense que goleou o Vila Nova, de Goiás, por 4 a 0, no Maracanã.
O jogo ? Com a vantagem de ter vencido a primeira partida por 2 a 1, o Vitória começou as ações no Mineirão totalmente na defesa. Abdicando-se de qualquer lampejo ofensivo, o Rubro-Negro baiano tentava dificultar as penetrações do adversário. Diante da forte retranca, o Cruzeiro tentava encontrar espaços pelos lados do campo. E conseguiu. Logo aos 9min, Wagner cruzou da esquerda, Gil desviou de cabeça e a bola sobrou para Élber completar, também de cabeça, e fazer 1 a 0. O atacante não marcava há seis partidas.
Esse resultado colocava o time mineiro na próxima fase da competição. Porém, com a vantagem no placar, o Cruzeiro forçou o Vitória a sair para o jogo em busca do empate. Na base dos contra-ataques, a Raposa quase conseguiu chegar ao segundo gol. Aos 18min, Francismar avançou pelo meio e arriscou o chute. A bola acertou violentamente o travessão do goleiro Rafael Córdova. No rebote, a bola foi cruzada na área. O zagueiro Edu Dracena teve a chance de marcar, mas foi dominado pela defesa adversária.
O Cruzeiro continuou dominando as ações em campo. Mesmo com o resultado adverso, o Vitória não esboçava reação, preferindo manter o posicionamento defensivo, chamando o adversário para o seu próprio campo. A estratégia não deu certo e o time baiano acabou sendo castigado. Aos 46min, em um contra-ataque rápido, o zagueiro Alemão tentou cortar e a bola sobrou para Gil. O atacante avançou, passou pelo adversário e bateu para fazer Cruzeiro 2 a 0.
No segundo tempo, os papéis se inverteram em campo. Com a vantagem no placar, o Cruzeiro se posicionou na defesa, atraindo o adversário. O Vitória, sem outra alternativa, saiu para o jogo, em busca de um gol que levaria à decisão para os pênaltis. Porém, nos contra-ataques, a Raposa levava vantagem. E, em noite inspirada, o artilheiro Élber voltou a marcar. Aos 25min, após cobrança de falta de Francismar, pela direita, o atacante desviou de cabeça para fazer Cruzeiro 3 a 0.
A noite era mesmo do atacante Élber. Três minutos depois, aos 28min, o atacante voltou a marcar. O jovem armador Kerlon fez boa jogada e deixou para o lateral Jonathan. O lateral foi ao fundo e cruzou para o meio da área. Élber, sozinho, fez o giro e marcou o quarto da Raposa. Com o seu terceiro na noite, o artilheiro deu números finais ao jogo.