O ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, afirmou que ainda hoje (26) poderá ser definido o cronograma de liberação de emendas parlamentares individuais, que somam R$ 6 bilhões.
O ministro informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, irão tratar hoje do assunto. "Evidentemente que é um ano de dificuldade, não estamos em 2008, mas temos consciência de que precisamos pagar", disse Múcio após receber, do Comando do Exército, a Medalha do Pacificador.
A respeito da liberação das emendas de bancada, o ministro disse que o ideal seria atender a todos os pedidos, mas que o primeiro passo será liberar emendas individuais. "Esse ano é um ano mais difícil. Tenho a impressão de que vamos vencer essa etapa [de liberar a emendas individuais] para enfrentar as outras."
As bancadas estaduais podem apresentar de 15 a 22 emendas ao orçamento. Cada parlamentar tem direito a apresentar até 25 emendas individuais para obras que beneficiem principalmente suas regiões.