PUBLICIDADE

Criação de comissões na Assembleia Legislativa é questionada

PUBLICIDADE

A primeira reunião do Colégio de Líderes da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa foi marcada por discussão entre os parlamentares quanto à composição das três novas comissões especiais anunciadas pelo presidente da mesa diretora, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). O tucano esperava anunciar os membros ainda nesta semana, mas as indicações não se concretizaram diante do debate sobre a legalidade ou não da criação dos grupos de trabalho.

Parte dos deputados presentes defendeu a tese de que comissões especiais não podem esvaziar as atribuições das comissões permanentes que já existem. Um exemplo disso, segundo o deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), é a Comissão Especial de Acompanhamento das Políticas de Incentivos Fiscais. Para o pessedista, o assunto já é objeto da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, portanto, sua discussão deve ser feita dentro deste grupo.

Além dos incentivos fiscais, a aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e as políticas para modernização da Assembleia também devem ser pauta de comissões especiais, segundos os planos de Maluf. A discussão quanto aos presidentes e relatores destes grupos, no entanto, também dá sinais de que será conturbada.

Os deputados José Carlos do Pátio (SD) e Janaina Riva (PSD) pleiteiam a presidência da primeira comissão. Uma das soluções apontadas foi a entrega da relatoria dos trabalhos para a pessedista. Ela, todavia, também estaria interessada em presidir a comissão do Fethab, que também tem como cotado para o cargo de presidente o deputado Wilson Santos (PSDB). Apenas quanto à comissão de modernização da Assembleia já haveria um entendimento de que a presidência será do deputado Eduardo Botelho (PSB), atual primeiro vice-presidente da mesa diretora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador entrega 595 novas casas de programa habitacional em MT

Mais 595 novas casas foram entregues pelo governo de...

Norte Show 2026 em Sinop é lançada em Brasília e prestigiada por lideranças

Foi lançada oficialmente, ontem à noite, em Brasília, na...
PUBLICIDADE