segunda-feira, 2/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

CPMI poderá convocar governadores citados no caso Cachoeira

PUBLICIDADE

A intervenção do senador Pedro Taques (PDT) na sessão de ontem da CPMI do Caso Cachoeira levou o presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB), a reafirmar, hoje, que os parlamentares têm o poder de convocar governadores. "Tenho convicção de que a convocação de governadores não ofende nenhum princípio federativo", afirmou o presidente da CPI, após a leitura de parecer jurídico.

Um dia antes, o senador Pedro Taques se posicionou contra a questão de ordem levantada pelo deputado Gladson Cameli (PP-AC). O deputado disse que a convocação de governadores feria o princípio federativo e a autonomia entre os entes federados. São eles, os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Em resposta, Pedro Taques afirmou que qualquer governador pode ser ouvido na justiça comum como testemunha. O entendimento do senador é de que a CPI pode ouvir autoridades de todos os poderes nessa condição e de que a questão levantada pelo deputado não encontra respaldo na lei e na Constituição.

"Fico satisfeito em saber que o presidente da CPMI adotou uma atitude republicana cumprindo os preceitos legais", afirmou o senador Pedro Taques. O parlamentar frisou ainda que espera que os demais membros da Comissão, agora, aprovem os requerimentos de convocação e quebra de sigilo dos investigados.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Equipe técnica vistoria aeroporto no Nortão visando implantar sinalização para voos noturnos

Uma equipe técnica da secretaria estadual de Infraestrutura e...

Ministro visita Mato Grosso para inaugurar novo câmpus do IFMT

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda nos...

Novo diz que faltou ética para vice-prefeita de Cuiabá ao deixar a sigla

O diretório estadual do Novo criticou, esta tarde, a...
PUBLICIDADE