sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

CPI do Mensalão ouve daqui a pouco depoimento de Marcos Valério

PUBLICIDADE

A CPI do “Mensalão” vai ouvir nesta terça-feira, a partir das 10h30 (hora Mato Grosso), o depoimento do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como o operador do “mensalão”.

O objetivo da comissão, criada no início de julho, é investigar o suposto pagamento de mesadas pelo PT a parlamentares do PP e do PL em troca de apoio ao governo e, também, as suspeitas de compra de votos, em 1997, para aprovar a emenda constitucional que possibilitou a reeleição para os chefes do Executivo.

A expectativa para o depoimento de Marcos Valério é de que o publicitário faça novas revelações sobre o esquema do “mensalão”. Ele deve comprometer ainda mais a situação do ex-ministro da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT-SP).

Segundo Valério, Dirceu não só sabia das operações financeiras realizadas por suas empresas em parceria com o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, como também garantia o aval político para a obtenção de empréstimos bancários.

Delúbio Soares foi afastado do PT neste sábado. O afastamento deverá durar até a conclusão das investigações pela Comissão de Ética do partido.

O ex-tesoureiro antecipou-se à reunião do diretório nacional, realizada no sábado para avaliar os próximos passos do partido para sanar sua pior crise em 25 anos, e enviou, por carta, seu pedido de afastamento.

O suposto esquema do “mensalão” foi denunciado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Ele é acusado de gerir um esquema de corrupção dentro dos Correios para pagamento de propinas. A denúncia veio à tona com a divulgação de uma fita de vídeo em que o ex-diretor do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios Maurício Marinho detalha a dois empresários o esquema.

Em contrapartida, Jefferson concedeu entrevista onde denunciou a existência do suposto pagamento de mesada a parlamentares da base.

Portugal Telecom

Na semana passada, durante o depoimento de Dirceu ao Conselho de Ética da Câmara, Jefferson fez novas denúncias envolvendo o ex-ministro e a Portugal Telecom.

Roberto Jefferson sustentou que Dirceu autorizou a ida de dois emissários do PT e do PTB a Portugal para negociar com representantes da empresa de telecomunicações a liberação de recursos para o saneamento das dívidas dos dois partidos.

A empresa nega a informação. A Portugal Telecom é uma multinacional que detém participação em várias empresas de comunicação no país.

O publicitário Marcos Valério confirmou que viajou com Emerson Palmieri, tesoureiro informal do PTB, para Portugal para conversar com a Portugal Telecom, mas negou que a viagem tenha sido para tratar de ajuda financeira a partidos políticos.

Segundo o publicitário, a empresa portuguesa estaria interessada em comprar a Telemig Celular, cujas contas de publicidade eram coordenadas pela SMPB e DNA, empresas de Valério. Segundo ele, Palmieri foi para Portugal porque estava “muito estressado”.

A Portugal Telecom confirmou que teve contato com o empresário brasileiro para discutir a aquisição da operadora de telefonia Telemig

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE