Os deputados ouviram há pouco, em reunião aberta, trechos da comunicação entre os pilotos do Airbus da TAM, que se envolveu em um acidente durante pouso no aeroporto de Congonhas (São Paulo), no último dia 17, vitimando 199 pessoas, e a torre de controle. Ouviram os trechos dos diálogos ocorridos das 18h28 até 18h48, interrompendo antes dos últimos diálogos, nos segundos finais, em respeito às vítimas.
As gravações confirmam que os pilotos perguntaram as condições da pista e foram informados que ela estava molhada e escorregadia. Os pilotos afirmaram, no entanto, que o vôo ocorria com normalidade. Na semana passada, a CPI divulgou a transcrição do áudio.
18:18:24.5
[Comandante faz comunicado aos passageiros. Ouve-se o som de assobio e em, seguida, a comissária pede para abrir a porta. O piloto pergunta se está tudo OK. A comissária responde que tudo na cabine está OK, e então pergunta aonde eles vão pousar]
Piloto: Eu acabei de informar.
Comissária: Desculpe, eu não ouvi ela dizendo.
Piloto: Mas ela ouviu, Congonhas.
Comissária: É Congonhas? Então ótimo. Ela deve ter ouvido. Obrigada.
18:43:04.3
Piloto: Lembre-se, nós temos apenas um reverso.
Co-piloto: Sim… só o da esquerda.
(…)
[No rádio, TAM 3054 reduz a velocidade para aproximação e chama a torre na freqüência 127.15]
Co-piloto: 12715, câmbio.
Piloto: Boa tarde.
Piloto: Flaps 2.
Co-piloto: Velocidade checada.
Co-piloto: Flaps a 2.
Co-piloto: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.
Torre: TAM 3054, reduza a velocidade mínima para aproximação, o vento é norte com 06 [nós]. Eu vou informar quando liberar três cinco à esquerda.
Co-piloto: Boa tarde, reduzindo ao mínimo possível [a velocidade].
Piloto: Trem de pouso abaixado.
Co-piloto: Trem de pouso abaixado.
Piloto: Flaps 3.
Co-piloto: Velocidade checada.
(…)
[Check list final, a aeronave passava por Diadema]
18:46:10.4
Co-piloto: Tripulação, preparar para pousar.[avisando no sistema de voz do avião]
(…)
Piloto: Pousando sem azul. (…) Pista à vista, pousando. Pergunte a ele [a torre] sobre as condições de chuva, as condições da pista, e se a pista está escorregadia.
Co-piloto: TAM em aproximação final, a duas milhas de distância. Poderia confirmar as condições?
Torre: Está molhada, e ainda escorregadia. Eu vou informar quando 35 esquerda estiver liberada, 3054.
[A torre informa que uma aeronave está começando a decolar.]
Piloto: Molhada e escorregadia!
(…)
Torre: TAM 3054, 35 à esquerda liberada para pousar. A pista está molhada e escorregadia e o vento é 330 a 8 nós.
Co-piloto: 330 a 8, é o vento.
Piloto: Checado.
Torre: 3054?
Co-piloto: 3054, entendido.
Piloto: O pouso está liberado?
Co-piloto: liberado para pousar.
[som do piloto automático desconectando. Som de três cliques indicando a reversão do CAT2 ou 3 para CAT1, para vôo manual]
18:47:56.9
[O GPS emite um aviso de aproximação do solo]
Co-piloto: O quê?
Piloto: Iniba o aviso do GPS para mim.
Co-piloto: Okay. Um ponto agora, OK?
Piloto: Okay.
[Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista]
18:48:26.3
Co-piloto: Reverso número 1 apenas. Spoilers [sistema de freios] nada.
Piloto: Aaiii. [suspiro] Veja isso.
Co-piloto. Desacelera, desacelera.
Piloto: Não consigo, não consigo. Ai meu Deus… Ai meu Deus.
Co-piloto: Vai vai vai, vira vira vira vira. Vira vira para… não, vira vira.
[Som de colisão]
voz na cabine: Ah, não.
[Pausa no barulho de colisão. Som de um grito de voz feminina. Som de colisão]
Fim das gravações, às 18:48:51.4