PUBLICIDADE

CPI da Sonegação quer compartilhamento de denúncia contra Silval e secretários

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Helder Faria/assessoria/arquivo)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sonegação e Renúncias Fiscais vai solicitar que o poder judiciário compartilhe com o legislativo a denúncia do Ministério Público (MP) apontando a existência de um esquema de corrupção envolvendo políticos na concessão de incentivos fiscais em Mato Grosso. O requerimento para formalizar o pedido foi feito pelo deputado Wilson Santos (PSDB) e foi aprovado ontem em reunião da CPI na Assembleia Legislativa.

A denúncia oferecida pelo MP tem como base depoimento do empresário Milton Bellincanta, que denunciou o favorecimento de indústrias alimentícias com incentivos fiscais. Os documentos foram encaminhados para a 7ª vara criminal de Cuiabá e implicam o ex-governador Silval Barbosa e os ex-secretários de Estado, Pedro Nadaf e Marcel de Cursi, por, supostamente, terem recebido até R$ 1,9 milhão em propina entre julho e dezembro de 2014.

Além do compartilhamento da denúncia, a CPI aprovou requerimento, de autoria do deputado Carlos Avalone (PSDB), para convocar o presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras (Sindalcool-MT), Silvio Cézar Pereira Rangel, para apresentar diagnóstico e projeção da produção e arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no setor sucroenergético em Mato Grosso.

A CPI se reúne semanalmente, às quintas-feiras, e investiga suposta sonegação de impostos em Mato Grosso e fraudes na concessão de incentivos fiscais no agronegócio e no setor de combustíveis. O ex-governador Silval Barbosa chegou a ser convocado, mas sua presença foi descartada. O doleiro Lúcio Funaro, peça-chave na deflagração da Operação Lava Jato, também já prestou depoimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente da Amad avalia que investimentos do governo de MT são ‘divisor de água’ na logística

O presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores...

Ministro pede demissão após escândalo de fraudes no INSS

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou hoje sua...
PUBLICIDADE