Será divulgado hoje, o relatório parcial da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea, pela Câmara. O relator Marcos Maia (PT-RS) já revelou que deve apontar os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino principais culpados pelo acidente que matou 154 pessoas, no Nortão do Mato Grosso, em setembro passado.
Ele declarou que os pilotos não acompanharam o plano de vôo original e não questionaram em nenhum momento a realização desse plano. O acidente foi o maior da história da aviação brasileira. Joseph e Jan pilotavam o jato Legacy, que colidiu com o boeing da Gol. Eles conseguiram fazer um pouso forçado, na base aérea de Cachimbo, já o boeing caiu em uma área de mata fechada e nenhum dos tripulantes sobreviveu.
O Ministério Público Federal já denunciou os pilotos e outros três controladores de vôo que atuavam no dia do acidente, por crime culposo (sem intenção) e, apenas o controlador Jomarcelo Fernandes do Santos, por crime doloso (com intenção). A denúncia foi acatada pela Justiça Federal de Sinop e as primeias audiências marcadas para mês que vem.