Com vistas a ampliar a segurança pública na realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso e o governo do estado vão firmar termo de cooperação para realizar a revisão biométrica em 11 municípios da Baixada Cuiabana. O acordo nesse sentido foi firmado na manhã desta segunda-feira, 13 de junho, em reunião realizada no Palácio Paiaguás, entre o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rui Ramos Ribeiro, e o governador Silval da Cunha Barbosa.
O presidente do TRE-MT abriu a reunião explicando aos presentes os benefícios proporcionados pela biometria à segurança pública do Estado, que vai permitir ao Instituto de Identificação dispor de um banco de dados com as dez digitais e fotos de pelo menos 670.348 mil pessoas, número de eleitores dos 12 municípios que serão atendidos pela revisão.
O banco de dados da biometria vai ajudar as polícias Federal, Civil e Militar a solucionar crimes que antes ficavam sem identificação do autor, justamente pela ausência de um banco de dados com as digitais e foto atualizada da população.
O desembargador Rui Ramos explicou ainda que o TRE de Mato Grosso conta com um orçamento de R$ 2,5 milhões, que serão utilizados nas locações de imóveis para mutirões em pontos estratégicos da cidade, e outras despesas de custeio da revisão biométrica. Além disso, o Tribunal vai disponibilizar os kits necessários para biometria (scanners e máquinas digitais especiais), móveis e técnicos para treinar os servidores que farão o atendimento ao eleitor.