Sessenta municípios brasileiros com população de até 500 mil habitantes e contemplados pelas obras do Programa de Aceleração de Crescimento, nas áreas de saneamento e habitação, serão objetos de fiscalização pela Controladoria Geral da União. O sorteio para definir as cidades será realizado no próximo dia 3 de março, em Brasília. De Mato Grosso sairá uma selecionada. Em Mato Grosso, diferentes são as cidades onde as obras do PAC na área de saneamento e habitação podem ser fiscalizadas, entre elas Cáceres, Alta Floresta, Colíder, Sorriso, Sinop, Marcelândia. Ao todo, são 77 cidades sujeitas à fiscalização, conforme relação divulgada pela controladoria.
A escolha aleatória também apontará uma cidade do Acre, Roraima, Amapá, Amazonas e Espírito Santo. Também de Alagoas (2), Bahia (5), Ceará (3), Goiás (2), Maranhão (3), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (7), Pará (3), Paraíba (3), Paraná (3), Pernambuco (3), Piauí (3), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (4), Rondônia (1), Santa Catarina (2), São Paulo (5), Segipe (1) e Tocantins (1).
De acordo com a CGU, o intuito da fiscalização é assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, em benefício da população, de modo a inibir e combater a corrupção, fomentando o controle social. As capitais cuja população seja de até 500 mil habitantes serão excluídas do sorteio, aponta a controladoria.