A audiência pública desta terça-feira, às 9h, debate a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o metrô de superfície. A convocação feita pelo presidente da Casa, deputado José Riva (PP), que em função da Copa de 2014 acredita que é importante debater a viabilidade de executar o projeto neste momento. Riva mobilizou o Governo do Estado, secretários, representantes do Detran, Ager, bancadas federal, municipal e estadual, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), universidades, Instituto de Arquitetos do Brasil, Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos (MTU), dentre outros segmentos.
No requerimento para a audiência pública, Riva destaca a precariedade do trânsito na Grande Cuiabá e cita o professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eldemir Pereira de Oliveira, que argumenta "não basta ter um governo atento ao sistema de transporte, mas a cidade precisa de políticas públicas nas quais estejam estabelecidas metas para a continuidade das ações, independente do partido ou do administrador. É preciso criar no cuiabano uma cultura de transporte. Isso passa por investimentos de curto e longo prazo, bem como de um trabalho educativo dos motoristas e pedestres."
Riva aprova a afirmação do professor, publicada num jornal local que diz que se continuar o crescimento populacional e do número de carros, Cuiabá se transformará numa São Paulo num tempo muito mais curto do que se espera. As principais avenidas de Cuiabá já estão esgotadas.
Ele ressalta que nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande trafegam cerca de 215,3 mil veículos. O número representa o crescimento de 20% em relação à frota de veículos registrada em 2005, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O que representa que em três anos e quatro meses 35,1 mil novos veículos foram colocados nas ruas das duas cidades, gerando engarrafamentos.
"Uma das alternativas para sanar esse problema é a construção do metrô de superfície ligando Cuiabá a Várzea Grande", garante o parlamentar. Ele ressalta que o metrô de superfície tem custo benefício compensador, pela capacidade de transportar pessoas de forma rápida, segura e confortável.
Com discussões iniciadas na década de 1990, há previsão do VLT atender uma demanda diária de mais de 20 mil passageiros. Desde aquela época surgiram empresas internacionais interessadas na construção das linhas.
Conforme a proposta, a ideia inicial é a de que sejam feitos dois ramais do metrô/VLT, um no eixo Aeroporto Marechal Rondon até a região do CPA e outro interligando a região do Coxipó até a região do bairro Santa Rosa.
Desta forma há a previsão de que passageiros que saírem do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por exemplo, chegarão à área central de Cuiabá em 10 minutos. O tempo é inferior ao mesmo trajeto feito de carro.
Riva defende que além da necessidade de se criar mecanismos para desafogar o trânsito nas principais vias da cidade, buscando melhorias no transporte público coletivo, ainda há o fator Copa do Mundo, que exige um novo padrão de infraestrutura na Capital.