A Constituição Federal foi destacada, pelo governador Pedro Taques, como solução para resolver crises. A observação foi feita durante a palestra de abertura da 1ª Semana Jurídica do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, ministrada por ele hoje. O governador afirmou que o respeito à Carta Magna e às instituições é fundamental para construir um país sério.
Taques ressaltou que acredita no Brasil, mesmo nesse momento de crise, mas que são necessárias mudanças urgentes. "Eu acredito nas instituições, no Poder Judiciário, mas é muito difícil fazer modificações com o Congresso Nacional atual". O governador acrescentou, ainda, que a credibilidade do Brasil depende do bom funcionamento das instituições, e da aplicação da Constituição Federal.
A presidente do TRT, desembargadora Beatriz Teodoro, frisou a importância do tema abordado por Pedro Taques. "A contribuição do governador sobre os preceitos constitucionais é muito importante, foi uma palestra brilhante”, avaliou. De acordo com ela, o evento também promoverá discussões sobre o novo Código de Processo Civil. “O principal objetivo da Semana Jurídica é promover a capacitação dos magistrados da Justiça do Trabalho, principalmente no caso deste assunto, que passou por importantes atualizações”.
A Semana Jurídica do TRT ocorre até sexta-feira (13), no auditório do órgão, totalizando 40 horas de capacitação, em Cuiabá.O evento é realizado semestralmente, como parte do programa de formação continuada de magistrados da Justiça do Trabalho no estado. O diretor da Escola Judiciária do TRT, desembargador Edson Bueno, reforçou a importância da iniciativa. “É uma oportunidade de promover discussões na esfera do Trabalho, sempre visando à atuação mais célere e qualificada dos magistrados”.