quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Conselheiro do TCE apresenta para CPI da Sonegação Fiscal do Estado plano de trabalho da auditoria especial

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Tony Ribeiro/assessoria)

O plano de ações da auditoria especial sobre as receitas estaduais, lançado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso foi apresentado aos representantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O conselheiro Antônio Joaquim reuniu-se com o presidente da CPI, deputado Wilson Santos, e destacou a importância da cooperação entre órgão fiscalizador, o executivo e o legislativo.

“A auditoria operacional vai detectar se há fragilidades na arrecadação e, a partir daí, propor o reparo dessas fragilidades. Isso só pode ser feito por meio da criação de políticas públicas, ou seja, pelo próprio governo e pela Assembleia, uma vez que o tribunal não possui essa atribuição”, explicou o conselheiro.

Sendo assim, a ação resultará em um diagnóstico da receita de Mato Grosso, levando em consideração a eficácia, eficiência e efetividade das políticas tributária e fazendária. O conselheiro reforçou que tem o compromisso de, com sua equipe técnica, identificar os problemas e apresentar soluções. “Hoje temos condições de trabalhar porque há, além de uma decisão judicial, a harmonização entre a secretaria de Fazenda e tribunal, no sentido de oferecer todos os dados para produzir a auditoria.”

Wilson Santos destacou que a comissão hoje tem foco em quatro setores da cadeia produtiva estadual: combustíveis, mineração, frigoríficos e agronegócio. Sendo assim, a atuação conjunta com o TCE trará, em sua avaliação, resultados de extrema relevância ao Estado. “Vamos trabalhar em parceria, compartilhando ideias e documentos. Estamos tratando de uma questão de interesse social, um tema abordado pelo conselheiro Antônio Joaquim desde 2016. Temos ainda cinco meses de trabalho e agora estamos muito mais motivados com essa aproximação”, disse o parlamentar, através da assessoria.

O plano de trabalho que norteará a auditoria especial foi oficializado na última semana pelo TCE e, na sequência, apresentado à secretaria estadual de Fazenda (Sefaz).  O plano estabelece as medidas necessárias para o início da fiscalização e define a equipe de auditores responsáveis por sua execução. Com a conclusão, o tribunal poderá propor a implementação de melhorias e ampliação da capacidade arrecadatória, a fim de promover efetividade e mais qualidade na prestação de serviços à população de Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia adia votação das mudanças do Fethab destinando verbas para institutos

A Assembleia Legislativa adiou a segunda votação do projeto...

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...
PUBLICIDADE