Fortalecer os parlamentos municipais do Estado para que a população tenha respaldo nos atos e decisões do Legislativo e capacitação parlamentar. Estes são alguns dos objetivos do 2º Congresso dos Vereadores de Mato Grosso, iniciado hoje, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat). O evento prossegue durante o dia de amanhã.
O governador Silval Barbosa destacou o grande trabalho realizado pela União das câmaras municipais do Estado, no que se diz respeito a esse Congresso, como forma de trazer palestrantes para informar os vereadores, como uma espécie de capacitação. "Quem ganha com esse evento não são apenas os vereadores, mas sim o parlamento de cada município", frisou.
O chefe do Executivo estadual ressaltou ainda a parceria entre os Poderes federal, estadual e municipal, bem como demais órgãos, que é o "que permite avançar para o desenvolvimento do Estado". Silval falou ainda que este é um Congresso que vai enriquecer o conhecimento dos legisladores municipais visando fortalecer o municipalismo, porque "é nas cidades que tudo acontece".
O presidente da Ucmmat, vereador de Salto do Céu, Aluízio Lima, informou que o Congresso vai debater questões sobre as vedações eleitorais e o que torna os candidatos inelegíveis. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, o momento é muito oportuno para conscientizar os vereadores do que pode ou não fazer no período eleitoral. "Os vereadores têm sido agentes políticos que mais atuam em prol da população, trazendo as mais variadas demandas para serem discutidas e que o Congresso tem que avaliar".
Para o vereador de Glória D"Oeste, Clenir Carlos o evento proporciona aproximação entre os demais edis e ideias novas. "As leis mudam muito e encontros como estes são bons para ficarmos a par dessas mudanças". Atualmente em Mato Grosso 1.294 vereadores compõem as câmaras municipais.