Deve começar a ser construída ainda este ano, ou no início de 2008, uma escola estadual em Lucas do Rio Verde. A confirmação foi feita pela Secretaria do Estado de Educação (Seduc) ao prefeito Marino Franz e a secretária municipal de Educação, Solimara Ligia Moura, esta semana. Atualmente, apenas três unidades da rede atendem no município.
A cobrança foi feita, segundo Solimara, já que, a partir de 2009, o município não terá mais estrutura para comportar novos alunos. “Hoje o Estado atende cerca de 3 mil crianças em Lucas e o município atende 5,7 mil. Com o crescimento da cidade, a rede não vai comportar. Esperamos que no ano que vem ainda tenhamos vagas suficientes”, declarou, ao Só Notícias.
A nova unidade terá 12 salas de aulas, laboratórios, refeitório, quadra, biblioteca, entre outros. O terreno deve ser doado pelo município. “Será estruturada para atender nos três turnos”, acrescentou. Hoje, a rede estadual atende alunos da 1ª a 8ª séries e Ensino Médio.
Este ano, a prefeitura também inaugurou a segunda etapa da escola municipal Vinicius de Moraes, com capacidade para atender 1,4 mil crianças. Foi construída no bairro Primavera e possui 14 salas de aulas, além da parte administrativa e área para atividades esportivas e recreativas.
O município tem nove escolas da rede.