Produtor rural, empresário e torcedor do Santos Futebol Clube, Carlos Fávaro chegou em Mato Grosso na busca por oportunidades no ano de 1986, em Lucas do Rio Verde, município cuja base na época era um assentamento de reforma agrária. É produtor rural desde os 15 anos de idade, quando estudava e acompanhava a lida no campo ao lado do seu pai, que então plantava café, ainda no Paraná, na propriedade da família.
Fávaro é natural de Bela Vista do Paraíso, norte do Paraná, nascido em 19 de outubro de 1969. É filho dos agricultores Ana Rita Baqueta Fávaro e de João Eden Zamarian. Casado com a dona de casa Claudinéia Vendramini Fávaro, com que tem duas filhas, Rafaela e Beatriz.
Começou sua vida de liderança política na época do Grito do Ipiranga (2005), crise vivenciada pelo setor produtivo. Foi eleito delegado da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), em 2006. Em 2012, se tornou presidente da Aprosoja, sendo reeleito para o biênio 2014-2015. Deste, no entanto, pediu desligamento para disputar a eleição.
Agora, como vice-governador eleito ao lado de Pedro Taques, seu compromisso é com uma nova forma de fazer política: com ética, responsabilidade, humildade e transparência para transformar o Estado de Mato Grosso, auxiliando o governador no que lhe for dado como missão.