segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Conclusão da BR-163 do Nortão ao Pará pode levar 4 anos

PUBLICIDADE

O presidente Lula garantiu hoje, na audiência com o governador Blairo Maggi e os senadores Jonas Pinheiro (PFL), Jaime Campos (PFL) e Serys Marli (PT) que a conclusão da BR-163 entre o Nortão e Santarém (PA) numa extensão aproximada de 1.100km será prioridade em 2007.
A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef e o ministro Tarso Genro também participaram da audiência, juntamente com o ex-secretário de Infra-Estrutura Luiz Pagot (clique na foto para ampliá-la).

A pavimentação da rodovia é cobrada há mais de uma década para que a safra agrícola e madeira produzidos na região Norte e Médio-Norte mato-grossenses cheguem aos grandes centros e ao exterior com preços mais competitivos e gerando maior rentabilidade para agricultores e empresários. Hoje, o transporte é feito pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) – o dobro da distância comparando-se com a 163 – que é hoje totalmente de terra entre Guarantã do Norte e Santarém.

O senador eleito Jaime Campos, afirmou, ao Só Notícias, que a previsão do governo Lula é pavimentar a BR-163 até 2010. “Foram destinados R$ 1 bilhão para esta rodovia que é vital para nosso Estado e Lula nos garantiu que a obra está inserida no plano prioritário do seu governo. O prazo que o presidente nos confirmou é de pavimentá-la em 4 anos”, afirmou o senador pefelista. “Este é um compromisso fundamental com o presidente com Mato Grosso, o Nortão e a região Sul do Pará”, acrescentou Jaime. O senador pefelista disse ter deixado claro a Lula que poderá apoiá-lo no Senado. “Acima dos interesses políticos partidários estão os interesses de Mato Grosso. Não tenho nenhum constrangimento em manifestar apoio a ele”, acrescentou Jaime Campos.

Este encontro com Lula serviu para maior proximidade entre os dois senadores pefelistas de Mato Grosso com o presidente petista. Jaime e Jonas disseram ao presidente que não farão oposicão implacável no Senado Federal. Eles também conversaram sobre as indicações para cargos federais em Mato Grosso.
O governador Blairo Maggi disse, ao final do encontro, que só decidirá em janeiro o partido em que se filiará. Ele evitou mencionar nomes.

Ainda na audiência, foi definida para 2007 a obra de duplicação entre Rondonópolis e Posto Gil, nas BRs 364 e 163, numa extensão aproximada de 400 km. Há um tráfego itenso neste trecho, principalmente de carretas carregadas durante o período de escoamento da safra agrícola.

(Atualizada às 21:25hs)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso lidera investimentos per capita no Brasil; 253% acima da média

Mato Grosso se destacou como líder em investimentos per...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE