PUBLICIDADE

Comitiva de MT participa de missão internacional para implantação de hub de fertilizantes

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participa, desta semana até o próximo dia 5, de uma missão técnica internacional pelo Marrocos, Alemanha e Holanda, com o objetivo de avançar na articulação de parcerias estratégicas para a implantação do Hub de Fertilizantes e Nutrição de Plantas de Mato Grosso.

Ao longo do período, a comitiva realizará visitas técnicas e reuniões com instituições de referência mundial em pesquisa, inovação e produção de fertilizantes, com foco na troca de conhecimentos, acesso a tecnologias avançadas e alinhamento de possíveis acordos de cooperação. A Sedec é representada na agenda pela secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia, Linacis Silva Vogel Lisboa.

No Marrocos, a delegação irá desenvolver atividades junto ao Grupo OCP (Office Chérifien des Phosphates), maior conglomerado mundial de fertilizantes fosfatados. Também estão previstos encontros na Universidade Mohammed VI Polytechnic (UM6P), no Instituto Global do Fosfato e no Instituto Africano de Nutrição Vegetal, referências internacionais na área.

Na Alemanha, a agenda contempla visita à estação experimental da Yara Fertilizantes, localizada em Dülmen, onde são validadas as principais tecnologias desenvolvidas pela empresa no campo da nutrição vegetal e eficiência no uso de insumos. Já na Holanda, serão realizadas reuniões técnicas na Universidade de Wageningen, reconhecida mundialmente pela excelência em pesquisa agrícola, além da apresentação do projeto do Hub de Fertilizantes de Mato Grosso para potenciais parceiros institucionais.

Entre os principais objetivos da missão estão o fortalecimento da cooperação técnico-científica internacional, a ampliação da capacidade tecnológica do Estado em fertilizantes de menor impacto ambiental e bioinsumos, a consolidação de acordos voltados à estruturação do Hub no Parque Tecnológico de Mato Grosso e a atração de investimentos estrangeiros. A iniciativa busca, ainda, gerar subsídios técnicos para a efetiva execução do Plano Estadual de Fertilizantes, contribuindo para a redução da dependência externa de insumos e para o aumento da competitividade do agronegócio mato-grossense.

A missão técnica está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Fertilizantes, do Plano Estadual de Fertilizantes e do Plano ABC+ Mato Grosso. De acordo com a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Silva Vogel Lisboa, a iniciativa reforça a estratégia do Governo do Estado voltada ao desenvolvimento sustentável, à inovação agroindustrial e à inserção de Mato Grosso em cadeias globais de conhecimento e tecnologia.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unimed leva a magia do Natal para cidades do Nortão

A Unimed Norte do Mato Grosso definiu o projeto “Magia...

Muriel Alves fará réveillon com forró em cidade no Nortão

Muriel Alves foi o cantor definido pela prefeitura para...
PUBLICIDADE