quinta-feira, 30/maio/2024
PUBLICIDADE

Comissões da Assembleia serão formadas na próxima semana

PUBLICIDADE

A expectativa para a próxima semana na Assembleia Legislativa é a formação das Comissões Permanentes da Casa. Na terça-feira (8), às 15h, será realizada, na sala de reuniões da presidência da AL, a primeira reunião do Colégio de Líderes que inclui na pauta, entre outros assuntos, a formação dessas comissões. Cada comissão é composta por cinco membros efetivos e cinco suplentes.

O Regimento Interno define que elas sejam compostas por membros indicados pelas maiores bancadas na Casa, na atualidade: PP, PMDB e PR. Mas, seguindo um consenso adotado na legislatura anterior, o presidente José Riva anunciou, que a Mesa Diretora trabalha para contemplar os 23 parlamentares, nas composições.

A função de cada uma dessas comissões é dar parecer sobre aos projetos no que se refere a sua especificação, promover estudos, pesquisas, simpósios, encontros, seminários e investigações sobre problemas de interesse público afetos à sua competência. Ao todo 12 delas – a CCJR não analisa o mérito – votam pelo mérito, ou seja, se a matéria trata ou não do tema ou política importante e viável para adoção em Mato Grosso.

Entre estas o destaque é a de Fiscalização e Acompanhamento das Execuções Orçamentárias que trata de matérias referentes a orçamento. Entre as mais importantes analisadas constam o Orçamento Geral do Estado e as Contas do Governo, sendo diretamente responsável pela fiscalização das aplicações dos recursos públicos.

Considerada a mais importante da Casa, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação emite parecer pela constitucionalidade e juridicidade das matérias. Por isso, todas as matérias que tramitam na Casa passam por ela. Seus pareceres são eminentemente técnicos, podendo, inclusive, ser contrário ao tema considerado importante, mas que não seja legal ou de competência do Legislativo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum: investimentos em saúde chegam a 30% da arrecadação municipal

O investimento de recursos municipais na saúde foi de...

Guarantã investe R$ 444 mil na compra de mais uma ambulância

A prefeitura de Guarantã do Norte (230 quilômetros de...

Potencial do setor florestal de Mato Grosso é divulgado em feira na França

A comitiva mato-grossense que representa 523 indústrias associadas ao...
PUBLICIDADE