O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, Pedro Paulo Tolares, popular Pedrinho (SD), discutiu os vereadores Carlos Garcia (PTC), Ivan dos Santos (PT), vereadora Sumaia Almeida (SD), juntamente com o secretário de Governo Ismael Alves e a advogada de defesa do prefeito, Grace Karen Decker, o relatório do TCE que determinou a reprovação das contas de governo do prefeito Walacae Guimarães (PMDB).
O presidente da comissão explicou que o objetivo da reunião foi convocar os representantes do Executivo para esclarecer os questionamentos apontados pelo TCE, e apurar as alegações apresentadas pela defesa do prefeito.
Pedrinho destacou que o prefeito será notificado e terá um prazo de 10 dias para apresentar defesa.Segundo o parlamentar, a comissão trabalha dentro do prazo regimental, pois recebeu o parecer no dia 19 de fevereiro, e a Câmara tem prazo de 60 dias para votas as contas.
A advogada de defesa do prefeito, Grace Karen Decker, explicou que aguarda o agravo que tramita no tribunal para depois encaminhar ao Legislativo.
“Realmente Várzea Grande não pode ser analisada sem avaliarmos o contexto, é importante lembrarmos as dificuldades que gestões anteriores causaram a atual gestão. Nós não podemos desconsiderar isso”, defendeu Decker.
Dentro do prazo de 60 dias, as contas deverão ser votadas pelos parlamentares, caso contrário, prevalecerá o relatório elaborado pelo Tribunal de Contas. Vale ressaltar, para aprovação das contas são necessários 2/3 dos votos dos parlamentares, ou seja, 13 dos 21 vereadores que compõe a Casa.