Política

Começa em Guarantã Norte audiência pública do plano desenvolvimento da BR-163

Prefeitos, vereadores de várias cidades do Nortão e deputados estão participando, neste momento, em Guarantã do Norte, da segunda audiência pública do Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR-163, onde as lideranças apresentam propostas de ações e obras que devem ser desenvolvidas no eixo da rodovia que será asfaltada a partir de Guarantã do Norte até Miritituba (800 km ) onde as multinacionais da soja vão exportar, via fluvial, a safra agrícola e madeira do Nortão mato-grossense e do Sul paraense.

Técnicos de ministérios, dentre eles Meio Ambiente e Integração Nacional, participam dos debates, que prosseguem amanhã, com presidentes de sindicato, entidades e ONGs. Há poucos dias, em Sorriso, houve uma audiência pública onde foi cobrado do Governo Federal a construção de escolas, hospitais, por exemplo, em áreas estratégicas, a partir de Guarantã.

As multinacionais do agronegócio, que forma o consórcio pró-asfaltamento da rodovia, devem investir cerca de R$ 1 bilhão na obra. O Governo federal deve lançar o edital do asfaltamento até setembro.