sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro sinaliza em Sinop apoio para transformar campus em Universidade Federal do Norte

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (fotos: Só Notícias/Guilherme Araujo - atualizada às 21h33)

Foi encerrada, há pouco, no plenário da câmara de vereadores, a audiência para debater a emancipação do campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que se tornaria Universidade Federal do Norte de Mato Grosso (UFNMT). O debate contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que garantiu apoio ao projeto e disse que o orçamento do governo federal para 2022 foi encaminhado ao Congresso com pedido de aumento de verba.

“Aquilo que eu puder fazer, eu vou fazer. Por isso que no orçamento que será votado, eu fiz um pedido de aumento de 17% na verba discricionária. É aquela verba que está no poder do ministro para direcionar de acordo com a avaliação e os pedidos técnicos e acadêmicos. E para os institutos federais fiz pedido de aumento de 28%. Agora, ‘devolvo a bola’ aos senadores e deputados”, afirmou Milton, no início de seu discurso. 

Em uma análise interna prévia, o Ministério da Educação (MEC) constatou que haveria necessidade da criação de 300 novos cargos (70 de técnicos administrativos) e investimento de aproximadamente R$ 8,3 milhões por ano, caso o projeto fosse implementado. No entanto, Milton deu poucos detalhes da proposta em seu discurso na câmara de Sinop.

Eu não falei nada da universidade porque a iniciativa nós já tomamos e, agora, passo às mãos dos nossos parlamentares, que certamente irão aprovar. Quero vir aqui em Sinop para inaugurar essa universidade, se Deus quiser”, disse o ministro, ao final da audiência. 

Além do ministro, também deu apoio à proposta o reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva. “Eu não posso deixar de parabenizar a população sinopense. As universidades têm uma função precípua de atender a demanda social e nada mais justo que essa demanda venha do povo. Parabéns à comunidade sinopense por fazer essa demanda. Um dos pilares da democracia é a descentralização, a busca do consenso e ampla discussão. Amparada nessas colunas, a UFMT não tem qualquer óbice, pelo contrário, estimula essa descentralização”. 

Além do ministro, também estiveram presentes outras autoridades políticas como os prefeitos de Sinop e Sorriso, Roberto Dorner e Ari Lafin, os senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro, o presidente da câmara de Sinop, Élbio Volkweis, e o secretário estadual de Educação, Alan Porto.

Ainda compareceram à audiência o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Osvaldo Ferreira, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, o pró-reitor da UFMT em Sinop, Fábio Lourenço, e o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Júlio César dos Santos.

Atualmente, o campus de Sinop conta com cursos de graduação em Agronomia, Matemática, Química, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, e Zootecnia. São oferecidos ainda programas de mestrado e doutorado.

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...
PUBLICIDADE