sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Comarca de Lucas R. Verde convoca mais de 200 mesários para Referendo

PUBLICIDADE

A mobilização dos Cartórios Eleitorais do Brasil tem sido intensa para am votação no Referendo do Desarmamento, em 23 de outubro, aconteçam sem imprevistos. Por causa disso, os cartórios da região Norte de Mato Grosso já começaram a convocar os mesários para auxiliar os eleitores. A comarca começou a convocar 284 mesários para trabalhar nas 71 seções eleitorais. Para as 43 seções no município de Lucas do Rio Verde estão sendo convocados 172 mesários. Em Tapurah, 48 mesários estão sendo convocados para atender nas 12 seções. Em Ipiranga do Norte são 24 mesários para seis seções e, em Itanhangá, são 10 seções eleitorais que contarão com 40 mesários.

São quatro mesários para cada seção eleitoral: presidente, que libera a urna eletrônica para a votação; o 1º e 2º mesários, que conferem os títulos, documentos e liberam o comprovante de votação e o secretário, que faz os atendimentos gerais para quem aguarda nas filas. Todos os convocados são pessoas físicas e escolhidas por sorteio automático do sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ao todo, a Comarca de Lucas do Rio Verde terá, neste ano cerca de 4,92% a mais de eleitores que no ano passado, sendo 27.231 em 2004 contra 25.889 em 2004. São 2.227 em Ipiranga do Norte, 3.571 em Itanhangá, 5.070 em Tapurah e 16.363 em Lucas do Rio Verde. As seções eleitorais estarão dispostas em 21 postos de votação para o referendo, sendo 11 em Lucas do Rio Verde, dois em Ipiranga do Norte, cinco em Itanhangá e três em Tapurah.

Os postos de votação em Lucas do Rio Verde são a Escola Estadual José de Alencar, as Escolas Municipais Anjo Gabriel, Dom Bosco, Euclides da Cunha, Fredolino Vieira de Barros, Eça de Queiroz, São Cristóvão, Caminho para o Futuro, Érico Veríssimo, Olavo Bilac e Menino Deus. Em Ipiranga do Norte são Escola Estadual André Antonio Maggi e a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Escola Municipal Rural Joaquim Barbosa dos Santos, Escolas Municipais Raquel de Queiroz, Paulo Freire e Cecília Meireles e Escola Estadual Bromildo Lawisch, em Itanhangá. E as Escolas Municipais Candido Portinari, Dom Aquino e Érico Veríssimo de Moraes em Tapurah.

Os eleitores terão que responder sim ou não para a pergunta ‘O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?’, teclando o número um, na urna eletrônica, para a resposta ‘Não’ e o número dois, para a resposta ‘Sim’.

Em todo o Estado serão convocados cerca de 20 mil eleitores para trabalhar como mesários. O eleitor que não comparecer e não justificar a ausência ficará sujeito a penalidades previstas no Código Eleitoral.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE