A 16ª legislatura da Assembléia Legislativa de Mato Grosso foi aberta na manhã desta quinta-feira com muita pompa e a presença de um grande público. Tomaram posse os 24 deputados estaduais eleitos no pleito de 2006. A sessão que se encerrou às 9h57 foi presidida pelo deputado estadual Humberto Bosaipo eleito para seu quinto mandato. Na oportunidade a Casa Legislativa recebeu o nome de Dante Martins de Oliveira, que iniciou sua carreira política como deputado estadual, tendo sido depois prefeito de Cuiabá por duas vezes, ministro, deputado federal e governador de Mato Grosso por dois mandatos. Dante morreu no ano passado quando se preparava para disputar uma vaga na Câmara Federal.
Após a chamada por ordem alfabética de todos os novos 24 deputados e o juramento de cada um deles, o presidente da cerimônia de posse, deputado Humberto Bosaipo fez um rápido discurso para parentes, amigos e autoridades que superlotaram as galerias da Assembléia.
Humberto Bosaípo abriu seu discurso lembrando que é a primeira vez em que a Assembléia Legislatura conta com a presença de representantes de parlamentares de todas as regiões do Estado. Agradeceu ao ex-deputado Silval Barbosa, eleito vice-governador que até dezembro era o presidente da casa e ao deputado José Riva e o governador Blairo Maggi pela conclusão da nova sede da Assembléia Legislativa que foi iniciada pelo deputado Gilmar Fabris, que teve a ousadia de iniciar o projeto. “Sonho foi sonhado e realizado”, disse parabenizando Fabris que já presidiu a casa e volta como deputado.
“Temos aqui também 14 novos deputados. É uma grande satisfação constatar que todos tem a maturidade para trabalhar unidos por Mato Grosso. Ninguém tem mais dúvidas sobre o futuro promissor do Estado. É preciso recursos para Educação, Saúde, respeitar o meio ambiente, e de política social acima da disputa de grupos”, disse ressaltando que o Poder Legislativo dá voz àqueles que não tem voz. “Se algo muda é em poder do voto”, concluiu.
Bosaipo aproveitou para elogiar o TRE pela excelente condução do trabalho eeitoral, com as novas regras, sem compra de votos e concluiu seu discurso agradecendo ao ex-presidente da Assembléia Legislativa Silval Barbosa hoje vice-governador e ao deputado José Riva por ter colocado o nome do Palácio de Dante Martins de Oliveira, o homem das Diretas-Já na Assembléia Legislativa. “Foi uma homenagem mais que merecida”, disse.