O secretário Municipal de Saúde, Paulo Sérgio Lopes de Souza, classificou as ações da sua pasta em três frentes distintas a serem priorizadas. Uma delas é organizar o atendimento dentro da unidade de saúde central, mais conhecida como Sesp. “Foi feito um levantamento da necessidade de capacitação para que possamos investir na qualificação do atendimento à saúde”, explicou ele. Essa reestruturação visa ainda prestar uma assistência mais qualitativa aos usuários da rede municipal.
Outra prioridade vem de encontro à preocupação com a alta demanda para exames especializados. “Muitas vezes o paciente fica na fila de espera por um exame mais complexo por mais de 6 meses. Por isso estamos criando um centro de especialidades médicas, que será instalado dentro da unidade central de saúde”, disse o secretário.
Esse centro dará um encaminhamento mais rápido, mais qualitativo e mais efetivo às demandas existentes, como oftalmologia, ultrasonografia e outros exames. “Já estamos contratando alguns profissionais e até no próximo mês, devemos efetivar a implantação desse projeto”, afirmou Souza.
A terceira prioridade é um auxílio ao Hospital Regional de Colíder, no sentido de desafogar o alto número de atendimentos no hospital, fortalecendo o atendimento de saúde básica, nas unidades de saúde do município. Para isso, o secretário destaca a importância da retomada das obras do PSF Bom Jesus, da comunidade Nova Galiléia e do credenciamento do PSF Sagrada Família.
“Com o funcionamento dessas três unidades, vamos mais que dobrar a capacidade de atendimento, a nossa cobertura através dos PSFs, que vai saltar de 23,5% para cerca de 62%”, comemorou o secretário.