Após o sucesso do projeto Banco da Mulher, o Município de Colíder contará a partir de agora com o Microcrédito. O prefeito Celso Paulo Banazeski assinou termo de parceria, nesta quinta-feira (18), com a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, para implantação do programa. Com a implantação do Microcrédito, o prefeito ampliará as atividades financiáveis no Município.
Atualmente a cidade conta apenas com o Banco da Mulher, que já liberou 16 propostas, num total de R$ 14.151,20, atendendo o ramo de confecções. Os recursos do projeto foram aplicados na aquisição de máquinas de costura. De acordo com Banazeski, há ainda aproximadamente 40 costureiras aptas para receber os financiamentos.
“Com o Microcrédito poderemos financiar também os pequenos produtores de leite, as oficinas de bicicleta, os comerciantes e diversas outras atividades que não demandam somas vultosas de dinheiro para expandir. A população de Colíder está ansiosa para iniciarmos a liberação dos créditos”, destacou o prefeito.
A secretária Terezinha Maggi destacou que o Microcrédito está ganhando repercussão em todo o Estado justamente pelo modo ágil e sem burocracias para liberação dos recursos. “Mas é preciso sempre destacar que o prefeito tem que ter o pé no chão e analisar criteriosamente em que atividade a pessoa empregará o dinheiro emprestado, já que os recursos empregados no Microcrédito são públicos e não podem se desperdiçados”, disse a secretária.
Pelo programa é possível financiar até R$ 1 mil, divididos em 12 parcelas e com carência de três meses para pagar.
No final da audiência, Banazeski repassou à Terezinha Maggi uma prestação de contas das propostas já liberadas pelo Banco da Mulher e frisou que Colíder será uma cidade modelo na aplicação dos recursos do programa.