PUBLICIDADE

Colíder decreta estado de emergência em saúde devido à epidemia de dengue

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: assessoria/arquivo)

O decreto de estado de emergência e de alerta epidemiológico, assinado pelo prefeito Rodrigo Benassi (PRD), foi publicado em razão do alto número de casos de dengue e chikungunya que estão sendo registrados no município. Levantamento citado no documento apontou que o índice de infestação predial (IIP) pelo Aedes aegypti na cidade está no nível 4 (risco de surto), acima do limite estabelecido pelo ministério da Saúde, que é o nível 1 (satisfatório).  

Na justificativa para o decreto, o gestor considerou “o alto volume de materiais descartáveis e entulhos acumulados nas vias públicas e residências do município, devido a atos dos moradores desta municipalidade” e “o quadro de superlotação da unidade de reidratação implantada pela atual administração, além das demais unidades ambulatoriais públicas e privadas”.

O decreto permite que “as autoridades sanitárias e demais órgãos fiscalizadores deste Município, nos termos da lei que lhes competem, poderão realizar notificações e lavrar Autos de Infração”, no entanto, não estabelece valores de multas para os moradores.

Conforme Só Notícias, na semana passada, foram notificados 679 casos de dengue, situação que causou uma superlotação no hospital regional Masamistsu Takano, que atende a população do município e mais 70 mil habitantes das cidades vizinhas. As cirurgias eletivas foram suspensas para que haja leitos disponíveis para atender a demanda crescente de pessoas com dengue e chikungunya.

Só Notícias apurou, no painel de arboviroses do ministério da saúde, atualizado pela última vez ontem, que existem no momento 410 casos prováveis de dengue no município, com um óbito em investigação. De chikungunya, existem 113 casos prováveis, sem óbitos confirmados ou em investigação. Não há registros de casos de zika no município até o momento.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Primeira-dama anuncia pagamento extra de benefício a mais de 40 mil famílias mato-grossenses

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, anunciou hoje...

Deputada de MT propõe condicionar criação de novos assentamentos a índices de produtividade

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural...

Governador determina revisão dos consignados de servidores em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes determinou hoje que seja feita...

MP ajuiza ação contra reeleição ilimitada de mesa diretora em câmara no Nortão

O Procurador-Geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, ingressou com...
PUBLICIDADE