sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Código sanitário de Lucas R. Verde terá regras rígidas para venda de alimentos

PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde poderá ser um dos primeiros municípios do Norte de Mato Grosso a implantar um código sanitário próprio. O projeto está na Câmara de Vereadore, onde já foi aprovado em primeira votação. O projeto dispõe sobre a proteção, promoção e preservação da saúde, nos aspectos relativos à vigilância sanitária e de preservação do meio ambiente, visando promover a melhoria da qualidade do meio ambiente, garantindo condições de saúde, segurança e bem-estar público; assegurar condições adequadas de qualidade na comercialização e consumo de bens e serviços de interesse à saúde, incluindo procedimentos, métodos e técnicas que as afetam; assegurar condições adequadas para a prestação de serviços de saúde e executar ações visando o controle de fatores de riscos à saúde.

O controle sanitário compreenderá, entre outras ações, vistoria, fiscalização, aplicação de multas, intervenção; imposição de penalidades e trabalho educativo. Segundo o projeto, que ainda pode sofrer alterações, as ações de vigilância sanitária serão exercidas por autoridade sanitária competente, que após exibir a credencial de identificação fiscal, terá livre acesso aos estabelecimentos e ambientes sujeitos ao controle sanitário.

Estarão sujeitos ao controle sanitário municipal os estabelecimentos de interesse da saúde, de comercialização, abastecimento e armazenamento de produtos alimentícios, atividades ambulantes, e congêneres. Os estabelecimentos ou locais de exposição e comercialização de produtos alimentícios, bebidas não alcoólicas, artesanato livre e similares, deverão obedecer ítens como: usar copos, pratos e talheres descartáveis, bem como manter uma pia para lavagem e desinfecção de utensílios; manipuladores de alimentos deverão usar roupas adequadas e limpas, cabelos presos com touca ou similar, sem utilizar brincos, anéis e outros adornos; não comercializar animais vivos e nem abatê-los no local, entre outros.

Na primeira votação, na câmara, o projeto recebeu 15 emendas. Na próxima sessão, deverá passar pela segunda votação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...
PUBLICIDADE