PUBLICIDADE

CNJ deve apreciar hoje suspensão de posse no Tribunal de Justiça

PUBLICIDADE

Hoje acontece a última sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) antes da posse da nova Mesa Diretora do Poder Judiciário de Mato Grosso, marcada para 1º de março, caso o Pleno não referende a liminar concedida pelo conselheiro Nelson Tomaz Braga. Ela suspendeu a eleição do vice-presidente, Juvenal Pereira da Silva e do corregedor-geral, Márcio Vidal, ambos escolhidos juntamente com o futuro presidente, desembargador Rubens de Oliveira, para assumirem mandato de 2 anos.

Ocorre que liminares sem "referendum" perdem a validade voltando ao status anterior, ou seja, a Mesa Diretora escolhida em outubro de 2010. Na decisão, o conselheiro Nelson Tomaz Braga, chamou atenção para o que pode ser uma fraude no processo eleitoral, pois chegaram até ele atas divergentes. Um delas apresentada pelo atual corregedor-geral, Manoel Ornellas que fez a reclamação ao CNJ e outra remetida pelo desembargador Juvenal Pereira da Silva se defendendo.

Com liminar referendada pelo Pleno, a posse do vice-presidente e do corregedor-geral estarão suspensas. Já a do presidente, Rubens de Oliveira, está mantida. O conselheiro determinou que permaneçam os atuais vice-presidente, Paulo da Cunha e Manoel Ornellas, corregedor-geral até o julgamento do mérito, marcado para 1º de março, justamente o dia da posse.

OAB – O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile, se reuniu no último domingo, em Brasília, com os conselheiros do CNJ, Jeferson Kravchynchy e Jorge Hélio Chaves, para tratar da suspensão das posses.

Stábile relatou a preocupação com a eventual demora no julgamento do processo que contesta a eleição junto ao Poder Judiciário. "São muitos os problemas existentes nos serviços judiciários de Mato Grosso e que dependem de decisões urgentes da nova Diretoria do TJMT. Uma eventual indefinição quanto à eleição causará prejuízos aos jurisdicionados, pela falta de providências e soluções".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE