PUBLICIDADE

Cláusula de barreiras partidárias volta a ser discutida no Congresso

PUBLICIDADE

O senador Marco Maciel (PFL-PE) apresentou esta semana Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza distinções entre partidos políticos para fins de funcionamento parlamentar com base no seu desempenho eleitoral. Esse mecanismo é conhecido como cláusula de barreira partidária.

A proposta estabelece distinção entre os partidos que obtenham um mínimo de 5% de todos os votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em, pelo menos, um terço dos estados, com um mínimo de 2% dos votos válidos de cada um desses estados na mesma eleição e os partidos que não atinjam esse patamar. A emenda valeria para janeiro de 2010.

Hoje (7), o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), designou o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) para relatar a proposta.

Em dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou medida que estabelecia a cláusula de barreira. Nas últimas eleições, dos 29 partidos, apenas sete haviam alcançado as exigências impostas pela lei.

O dispositivo estabelecia que só teria direito a representação no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores os partidos que, nas eleições de deputado federal, em primeiro de outubro de 2006, conseguissem no mínimo 5% dos votos válidos e no mínimo 2% dos votos válidos em nove estados.

O partido que não alcançasse esse percentual de votos, não teria direito a fundo partidário e horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE