O deputado federal Ciro Gomes (PSB) está em Cuiabá para um encontro estadual de seu partido, na sede da Associação Mato-grossense de Municípios, AMM. Apesar do contato com as bases e do discurso, o deputado diz que ainda não sabe se será candidato em 2010, mas afirma que o desejo é muito grande. “Não escondo de ninguém que tenho o imenso sonho de ser presidente desse país, mas também tenho experiência para saber que é muito cedo para anunciar uma candidatura”, diz o deputado, que não concorda com a pressa dos companheiros de militância e outras parcelas da população que querem decidir agora o que ainda está por vir. Ele alerta que existem coisas mais importantes a serem faladas agora, como a crise econômica mundial, motivo esse que é um dos que justifica sua visita a Cuiabá. Ciro Gomes veio dar uma palestra sobre o tema durante o encontro do PSB.
Ainda falando mais em política que em economia (até para atender os anseios dos presentes, que já o chamavam de “futuro presidente”), Ciro Gomes disse que se sente muito preparado, já que foi candidato a presidente do Brasil por duas vezes, e está completando 30 anos de vida pública, dentre os quais 15 foram dedicados a percorrer o país.
O “presidenciável” conta que conhece não apenas Cuiabá, mas muitos municípios do interior, como Cáceres, Alta floresta e Lucas do Rio Verde e acredita que a capital tem todo o merecimento para ser escolhida como subsede da copa do mundo. “Tem estrutura e tem a hospitalidade do povo”, explica.
Ciro Gomes, antes de chegar à sede da AMM, teve um encontro com Blairo Maggi. Questionado sobre a gestão de Maggi, o deputado não poupa elogios. “O governo de Blairo é exemplar para o Brasil Não quer dizer que não tenha problemas, pois todos têm. Eu já governei e sei como é, mas conheço a situação do Estado, sei dos números e é um ótimo governo”, diz.
Ele continua, lembrando que Mato Grosso não é só mais um estado agrícola, mas uma potência agroindustrial, e comenta a quantidade de asfalto que a gestão de Maggi providenciou nos últimos anos.
Ciro Gomes diz que vê a crise econômica atual como uma oportunidade extraordinária para um país como o nosso. Sobre a conversa particular com seu amigo Maggi, Ciro comenta que “o governador está bolando negócios para aproveitar o momento e expandir o Brasil por outros países”, e diz que não pode falar mais. “Foi uma conversa particular”, despista.
O deputado também conta que Blairo confidenciou que está pensando em terminar o mandato e se afastar da vida pública. Ciro disse que sua resposta foi simples: “Nem pensar. Você é um talento importante demais para sair”.