sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Chineses acompanham Silval na "Rota de Integração" de Cuiabá e Santarém

PUBLICIDADE

A comitiva de chineses que vem ao Brasil para participar da expedição "Rota da Integração", que inicia neste sábado, em Cuiabá e chega a Santarém (PA) na segunda-feira (5), está confirmada. O representante do Sistema de Crédito Chinês (que não participará da viagem terrestre) será recebido pelo governador Silval Barbosa na sexta-feira e estará presente na largada da expedição. Vão participar também representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que irão iniciar os primeiros contatos para os estudos de impacto ambiental, conforme o protocolo assinado entre o Governo do Estado e ANTT.

A Rota da Integração, liderada pelo governador Silval Barbosa, vai contar com a participação de representantes dos segmentos empresarias, produtores rurais e políticos, no sentido de ampliar as ações do Governo nas mais diversas áreas e não apenas no setor produtivo, mas também no social e cultural.

O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento de Logística de Transportes (Selit), Francisco Vuolo, disse que a participação dos chineses é muito importante e mostra que a política empreendida pelo governador Silval Barbosa está no caminho certo. Os chineses são da companhia China Railway Engineering Corporation (CREC) com a qual foi assinado o protocolo de intenções quando o governador visitou a China. A CREC é responsável na China pela construção de mais de 90 mil quilômetros de ferrovia.

O interesse chinês, segundo Vuolo, se deve pelo modelo de concessão, que já está definido. A concessão da malha Ferronorte foi concedida a partir de Santos a Santarém e Porto Velho. A ALL, que detinha a concessão, desistiu do trecho de Rondonópolis-Cuiabá e de Cuiabá-Santarém e Cuiabá-Porto Velho. A construção do trecho Rondonópolis-Cuiabá já está definido e os estudos de impacto ambiental vão ter inicio numa parceria entre a UFMT e a Universidade Federal de Santa Catarina.

O outro viés da primeira expedição "Rota da Integração" é a BR 163. O trecho entre Rondonópolis e Guarantã do Norte já está bastante adiantado, com alguns subtrechos sendo recuperados, outros em duplicação, mas a partir do Estado do Pará existe um trecho de mais de 700 km sem nenhum asfalto. A expedição tem o caráter de mostrar a importância da BR para o escoamento da produção para o Estado de Mato Grosso e do Pará.

A "Rota da Integração" vai acontecer entre os dias 03 e 05 de setembro.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito autoriza início de obras de praça em Matupá; R$ 1,9 milhão

O prefeito Bruno Mena anunciou hoje o início das...

Matupá investirá R$ 2 milhões em equipamentos a unidades públicas

A prefeitura vai licitar, dia 13 do próximo mês,...

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...
PUBLICIDADE